Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino sorteia as equipes de sua 11ª edição

Quatro categorias, entre federadas e não federadas, participaram do Congresso Técnico

Representante de equipe retira de um saco um papel com nome de time durante sorteio da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino.

O Auditório A do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) recebeu nessa quinta-feira, 18, o Congresso Técnico da XI Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. 43 equipes foram sorteadas em quatro categorias e disputarão o título do ano de 2019. Todo o processo teve o acompanhamento dos representantes das equipes inscritas na competição.

Secretaria municipal de Esportes e Lazer Carlos Bezerra Jr. conversa com presentes no Congresso TécnicoAntes do sorteio, Nivan Gomes, treinador de categorias de base com 30 anos de carreira fora do Brasil, pôde conversar um pouco com os presentes. Além dele, o professor Minoru Furuya falou sobre o Programa Esporte e Meio Ambiente – PEMA, que trabalha junto com a Taça, e o secretário municipal de Esportes e Lazer Carlos Bezerra Jr. aproveitou o espaço para reiterar o compromisso com o futebol feminino na cidade de São Paulo. Os presentes ainda puderam tirar dúvidas e fazer alterações no regulamento durante o Congresso Técnico.

Na Série Não Federadas, a categoria Sub-13 contou com cinco equipes que formarão um grupo único. Tiger, EC Guarulhos, COTP, Ponte Preta e Adeco são os representantes. Já o Sub-15 teve inscritas 14 equipes. Elas se dividirão em quatro chaves com quatro e três times Na chave A, Tiger, PEFWP, Lemense e Meninas em Campo se enfrentam. Adeco, Corinthians Santo André, Atleta Cidadão e Família Loucos & Malucos formam o grupo B. Na chave C, Jundiaí, CEU Parque Veredas e Ponte Preta disputam as duas vagas, enquanto AAC Guarulhos, EMEF Jardim Guarani e Ginga Real competem no grupo D.

Imagem de plano geral do Auditório A do Centro Olímpico durante o Congresso Técnico da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino.Para fechar a Série Não Federadas, o Sub-17 contou com 20 equipes separadas em quatro grupos com cinco times cada. No Grupo A estão Projeto Social 9, Tossan FC, Lemense, Real Atlético e CEU Inácio Monteiro; no Grupo B, Time Jundiaí, Família Loucos & Malucos, CEE Joerg Bruder, EC Cercado Grande e Cruzeirinho FC; no Grupo C, Corinthians Santo André, Independência, CEU Parque Veredas, EMEF Maria Rita Braga e Ginga Real; e, por fim, no Grupo D, Futuro Brilhante, Juventude Paulista, Brasil Soccer Academy, Nova Esperança e PEFWP.

As equipes representantes da Série Federadas foram sorteadas somente na categoria Sub-17. Um grupo único formado por quatro times, que são EC Guarulhos, Ginga Real, Adeco e Tiger.

O campeonato se inicia no dia 3 de agosto. Os jogos serão aos sábados e rolarão até novembro, mês previsto para a final. Os jogos rolam em 11 equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A tabela sempre é divulgada no site oficial da competição.


E a Taça Cidade de São Paulo de Futebol Masculino?

Os meninos, divididos em quatro categorias (Sub-11, 13, 15 e 17), já estão na fase Regional B. Os times são separados em sete regiões, sendo dois grupos para cada uma delas. São 203 equipes ainda na disputa, que terá sua continuidade também no dia 3 de agosto.

Para ficar ligado nos locais e horários, verifique a tabela no site da edição masculina da Taça Cidade de São Paulo


Futebol Feminino no Centro Olímpico

O COTP – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é um equipamento público voltado para o esporte de alto rendimento. Por ele passam diversos nomes de atletas olímpicos que representam o país em competições internacionais. Dentre as dez modalidades oferecidas, o futebol, exclusivamente feminino, tem o seu destaque.

Nos últimos anos, foram várias as conquistas. Em 2017, a categoria Sub-12 do Centro Olímpico foi representar o Brasil na Danone Nations Cup, que representa o campeonato mundial para crianças dessa idade. As meninas fizeram bonito e trouxeram o título para casa após bater o Canadá nos pênaltis em final disputada nos Estados Unidos. Nesse ano, em fevereiro, o Sub-14 venceu a Fiesta Sudamericana de la Juventud, campeonato organizado pela Conmebol, entidade máxima do futebol na América do Sul.

Meninas nascidas entre 2004 e 2010 podem fazer peneiras tentar uma vaga na equipe. As próximas datas em que ocorrerão os testes são 09/08, 13/09, 04/10 e 08/11. Mais informações na página de peneiras do Centro Olímpico


A Taça Cidade de São Paulo de Futebol

A competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer reúne as principais promessas do futebol paulista. Neste ano, o campeonato masculino está na sua 31ª edição, enquanto o feminino chega à sua 11ª. Além de revela atletas e fomentar a prática da modalidade na cidade, a Taça se preocupa também com a sustentabilidade.

O Programa Esporte e Meio Ambiente – PEMA, sempre atuante na competição, esse ano se coloca de forma mais presente na disputa. Na esfera da disputa feminina, contribuições e interações com a natureza podem fazer uma equipe passar de fase na competição. Em caso de empate em pontos, saldo de gols e cartões, ações voltadas ao plantio de árvores, visitas a parques e conscientização em relação à responsabilidade com o meio ambiente contam pontos e servem como índice técnico para desempate.

O objetivo é formar cidadãos cada vez mais engajados em melhorar os hábitos que contribuam para um bem estar maior e diminuam os estragos já ocasionados pelo homem na natureza.

 

Texto e fotos: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br