SEME lança Programa Viver Mais

Centros Esportivos municipais vão oferecer treinamento funcional aos idosos

O secretário municipal de Esportes e Lazer Carlos Bezerra Jr no lançamento do programa Viver Mais na Câmara Municipal de São Paulo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, lançou nesta terça-feira (01), Dia Internacional do Idoso, o Programa Viver Mais. A ação irá oferecer treinamento funcional aos idosos nos Centros Esportivos, Centros Educacionais e Balneários da Prefeitura de São Paulo.

As atividades vão trabalhar o equilíbrio, fortalecimento muscular, flexibilidade, coordenação motora e desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. O lançamento do Viver Mais foi feito durante homenagem que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) fez para os seus atletas da terceira idade. O programa Viver Mais será feito em parceria com Organizações da Sociedade Civil.

A terceira idade é a população que tem uma importância enorme, pela sua presença, pela experiência e pela riqueza de vida acumulada ao longo dos anos. Esse potencial precisa ser cada vez mais apropriado pela população. Desafios e oportunidades. Os desafios passam pela melhoria da qualidade de vida dessa população e as oportunidades são oferecidas pela SEME. Quando se fala de envelhecimento ativo, o principal é fazer atividade física, manter a cabeça funcionando oferecendo promoções de políticas públicas para a terceira idade.

Apolinária (94) relatou suas experiências em praticar atividades nos Centros Esportivos da SEME: “Eu nunca deixei de ficar no clube, quando eu não fazia ginástica eu ia na piscina, eu e minha amigas inauguramos a piscina, adotei o CE Jardim São Paulo”.

Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de doenças como a depressão, osteoporose e doenças cardíacas, além de contribuir para a melhora na qualidade de vida. Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, portanto praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do dia a dia além de gerar mais confiança e independência.

O esporte é uma das coisas mais importantes na vida da Antônia de Oswaldina Oliveira Silva (73): “Eu comecei no esporte muito criança com 8 anos quando entrei na escola, gostei muito do esporte e estou lá até hoje. Sempre fiz muitos esportes, No Jardim São Paulo estou a 10 anos, fui campeã do Jori ( Jogos Regionais dos Idosos) três vezes, sou corredora de pista de 400, 800 e 1.500 metros, uma vez ou outra faço maratona. O ano passado tinha o recorde Sul-Americano de 42.195 metros, ganhei também a 8ª Maratona de Porto Alegre e também corri o Mundial Master na África do Sul , sou ao todo Bi Campeã Sul- Americana’’.

Nessa faixa etária a atenção com a saúde deve estar mais acentuada pelo fato de haver um declínio nas funções fisiológicas que podem gerar problemas à saúde, além de ocorrer perda de massa muscular, massa óssea e, consequentemente, diminuição da força muscular, portanto a prática de atividade física é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, ainda completou: “A gente está aqui hoje para homenagear e reconhecer gente como vocês, que dão vida a nossos clubes. A Prefeitura de São Paulo tem a obrigação de oferecer os clubes em condições para que vocês ocupem. E na verdade essa é uma relação muito interessante, porque a prefeitura trabalha intensamente para garantir o clube com condições. Mas a presença de vocês dá vida ao clube, temos que reconhecer como exemplo para as futuras gerações”, disse Carlos Bezerra Jr.

 

Texto: Gustavo Ardanuy - gustavoardanuy@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Pérola Stewart - pstewart@prefeitura.sp.gov.br