Maratona Internacional de São Paulo reúne 20 mil atletas neste domingo

A 17ª edição da Maratona Internacional de São Paulo terá 20 mil competidores e será a grande atração esportiva da capital paulista no domingo, dia 19 de junho. A rivalidade entre africanos e brasileiros promete acirrar a disputa pela hegemonia de vitórias.

 

Desde a primeira edição do evento em 1995, Brasil e Quênia somam 15 dos 16 títulos disputados no evento masculino. Marrocos, outro país africano, conquistou a prova uma vez. Especialistas apontam que a vitória deste domingo deve ficar entre os atletas brasileiros ou quenianos. Ambos os países serão representados na competição por grandes nomes de elite como os brasileiros Franck Caldeira, Damião Ancelo de Souza, Giomar Pereira e os quenianos Iviti Mutuku, James Kipsang e David Kiyeng, entre outros. No feminino a predominância é das brasileiras que perderam apenas 4 vezes, sendo três delas para quenianas e uma para a russa (único título europeu do evento)..

 

A prova é disputada em três distâncias - 42, 25 e 10 quilômetros - e uma caminhada participativa de 3 quilômetros. A largada é na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo da Ponte Estaiada, cartão postal da cidade de São Paulo. A chegada da Maratona de 42 e 10 quilômetros será próximo ao Obelisco, no Ibirapuera. Já a chegada dos 25 quilômetros ocorre na Avenida Escola Politécnica, enquanto a caminhada participativa inicia e termina na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

 

A largada para os cadeirantes será às 7h40 (de Brasília) e a elite feminina largará às 7h50. A elite masculina e os pelotões restantes largarão às 8h25.

 

A Maratona Internacional de São Paulo tem o tempo mais rápido feito dentre todas as maratonas disputada na América do Sul. Ele foi obtido na edição de 2002 pelo brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, com a marca de 2h11min19s. Em 2010, o queniano Stanley Biwott, de apenas 23 anos, ficou a apenas 2 segundos do recorde.

 

Quatro das 25 etapas do Circuito Popular de Corrida de Rua (Parelheiros, Guaianases, Butantã e Freguesia do Ó) classificaram mais de 400 atletas para a Maratona Internacional de São Paulo.

 

A Ciclofaixa de Lazer não irá funcionar no domingo, 19 de junho, por conta da Maratona de São Paulo. Mas os paulistanos não ficarão muito tempo sem pedalar pelas ruas da cidade, pois na quinta-feira, 23 de junho, feriado nacional de Corpus Christi, a Ciclofaixa de Lazer irá operar normalmente das 07H00 às 16H00. Este será o primeiro feriado nacional que os 45 quilômetros da Ciclofaixa de Lazer irão funcionar das 07H00 às 16H00.

 

 

Confira o histórico da prova: