Novos Esportes Olímpicos que estarão em Tóquio esse ano

Confira a lista completa das modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Verão

 Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, que serão sediados em Tóquio, recebem cinco novas modalidades na programação. Os esportes que antes não eram considerados olímpicos e que em 2020 entram para as disputas são: Baseball/ Softball, Karatê, Surfe, Escalada e Skate.
Com essa mudança, mais 474 atletas devem participas dos Jogos Olímpicos de Verão, que irão acontecer entre 22 de julho a 9 de agosto de 2020. Na sequência, acontecem os Jogos Paraolímpicos, 25 de agosto a 6 de setembro de 2020. O Brasil estará presente no Surfe, Karatê e Surfe.
Depois de ficarem fora das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Beisebol e Softbol estão de volta em 2020. O beisebol será disputado apenas no masculino, e o softbol, no feminino. Já no Karate a disputa será dividida em kata (feminino e masculino) – modalidade em que cada competidor faz uma demonstração de uma série de movimentos, que depois são avaliados pelo júri – e kumite (feminino e masculino em 3 categorias por peso) – modalidade em que dois atletas se enfrentam no tatame numa área de 8x8m. No total, serão classificados 80 atletas de karate do mundo todo para disputar as medalhas olímpicas.
No Surfe as competições serão de shortboard para um total de 40 atletas (20 homens e 20 mulheres), classificados com base nos mundiais do esporte – ranking da WSL (World Surf League), mundiais da ISA (Associação Internacional de Surfe) e Jogos Panamericanos do Peru.
Na Escalada a classificação será definida a partir de um combinado de três estilos diferentes: Velocidade, Bloco e Dificuldade e no Skate as modalidades serão street e park (feminino e masculino), cada uma recebendo 40 atletas. A classificação será baseada no Ranking Mundial de Skateboarding da World Skate.

Texto: Isabela Dias 

Foto: Divulgação