COPA REVELAÇÃO: A CAMINHO DA OLIMPÍADA 2016

Atletas sub-17 de todo o país serão apadrinhados por campeões como Eder Jofre na Copa Revelação Cidade de São Paulo

A primeira edição da Copa Revelação, em 2009 limitou-se a um torneio de judô. No ano passado, além de judô foi incluído o boxe. Neste ano, com início a 1º. de julho serão disputadas seis modalidades esportivas por centenas de atletas de todo o país com idade para competir na Olimpíada de 2016.

Cada modalidade da Copa Revelação segue calendário próprio. A competição de vela será a primeira, dias 1º., 2 e 3 de julho, na represa de Guarapiranga. A vela é um dos esportes brasileiros com maior número de medalhas em olimpíadas – 14 no total, sendo 6 de ouro. A novidade da competição é a classe Open BIC que será disputada por 60 velejadores iniciantes, entre 10 e 17 anos, inclusive alguns esportistas que participam de projetos sociais como o Belém Novo, do Rio Grande do Sul, Grael, de Niterói, e o Navega São Paulo, da Praia Grande e de Mairiporã.

Cada modalidade terá o seu padrinho, um atleta de grande projeção. Na vela, o campeão Alex Welter, que conquistou, junto com Lars Bjorkström, o ouro na classe Tornado nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

No basquete, Anderson Varejão, pivô do Cleveland Cavaliers (NBA). No vôlei, Giovane Gavio, lendário jogador da geração de ouro do vôlei nacional. No judô, Carlos Honorato, medalha de prata em Sydney. No handebol, a atacante Meg, campeã pan-americana. E no boxe, uma das maiores lendas vivas do esporte brasileiro, o maior peso galo de todos os tempos, Eder Jofre, o eterno “galinho de ouro”.