MEGARAMPA NO SAMBÓDROMO ARREBATA E EMOCIONA

Neste final de semana, São Paulo é a capital mundial do skate

Quando os campeões internacionais do skate estiverem no ponto mais alto dessa que é uma das pistas mais altas do mundo, com 30 metros de altura, poderão se emocionar com a visão deslumbrante de uma metrópole tão extensa que não se consegue ver por inteiro.Toda essa emoção, mais um tipo de coragem que beira à loucura farão o espetáculo radical que São Paulo aguarda com ansiedade e que a transforma na capital mundial do skate neste sábado e domingo.

Em apenas cinco dias, 100 trabalhadores ergueram uma estrutura de madeira e de aço de 60 toneladas em pleno Sambódromo, a arena perfeita para o esporte que já é praticado por 380 mil pessoas em São Paulo, mais de 1 milhão no estado e quase 4 milhões em todo o país.

O Brasil e os Estados Unidos são as duas maiores potências no skate. Já há 300 brasileiros profissionais no circuito mundial, e mais de 10 mil inscritos na Federação Brasileira de Skate.

São Paulo recebe esse espetáculo único graças a uma conjugação de esforços. Da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer do município de São Paulo, de onde partiu a iniciativa de, em 2007, abrir as portas da cidade para o skatista Bob Burnquist; de Bob, um paulistano e brasileiro da gema, uma lenda viva do skate que aceitou o convite; da empresa Brasil 1 que assumiu corajosamente essa verdadeira tarefa de Hércules e da TV Globo que, ao transmitir ao vivo (como fará neste domingo, no Esporte Espetacular) popularizou e democratizou ainda mais esse esporte onde todos são iguais, sem distinção de posição social, idade, altura ou sexo. Um garoto norte-americano de 14 anos, o Mitch promete ser uma das sensações da pista, ao lado de campeões como o próprio Bob Burnquist, bicampeão da competição, Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Pedro Barros e Rony Gomes, do Brasil; e Jake Brown, Rob Lorifice, AdamTaylor e Elliot Sloan dos Estados Unidos.

A prova de BMX conta apenas com gringos lutando pela melhor manobra. Kevin Robinson, Anthony Napolitan, Morgan Wade, Chad Kagy, Steve McCann e Andy Buckworth são os nomes para este ano.

A Megarampa brasileira - com mais de 100 metros de extensão e quase 30 metros de altura. equivalente a um prédio de nove andares – é a única do Hemisfério Sul.