GINÁSIO DE SUMÔ DE SÃO PAULO É PRIMEIRO E ÚNICO FORA DO JAPÃO

Inauguração será domingo com participação de lutadores da Liga japonesa

O Ginásio de Sumô Mie Nishi, que será inaugurado no próximo domingo (24/7), ás 10h30, no Conjunto Esportivo Cultural Brasil-Japão, em São Paulo (Av. Presidente Castello Branco 5446, Bom Retiro) é o primeiro e único fora do Japão construído exclusivamente para esse esporte.

Isto se deve, em parte, ao grande número de brasileiros, perto de 3 mil, que praticam o esporte no Brasil, a maioria dos quais sem ascendência japonesa. E à vocação que os brasileiros demonstram ter. Já há um lutador brasileiro, Ricardo Sugano na Grande Liga de Sumô do Japão, com o nome Keifei.

As obras no Conjunto Esportivo – construção de uma ponte com lago embaixo, reforma do estádio de beisebol, reforma no estádio de gateball, paisagismo e construção do ginásio - foram iniciadas há três anos. Por ocasião do 1º. Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, o prefeito Gilberto Kassab comprometeu-se a construí-lo, ao visitar o Estádio Municipal Mie Nishi, onde eram praticados beisebol, sumô e gateball. Já existia, nesse complexo, um ginásio de sumô (não exclusivo) que foi demolido para ser erguido em seu lugar esse novo espaço para 1000 espectadores.

Uma delegação de lutadores virá do Japão participar do Torneio da Amizade Brasil-Japão que será disputado domingo a partir das 11h00. No sábado será disputado o 50º. Campeonato Brasileiro de Judô e no domingo de manhã o Campeonato Sul-Americano.