Centro Olímpico completa 45 anos de existência

Com a missão de formar atletas de alto rendimento, Centro Olímpico tem ex- atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio,.

 O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) comemora 45 anos de sua fundação nesta quarta-feira celebrando sua história e as inúmeras medalhas já conquistadas, mas também de olho no futuro. Instituído em 03 de fevereiro de 1976 por meio do Decreto Municipal nº 12.593 e considerado um dos maiores projetos esportivos olímpicos de base em todo o país, o Centro Olímpico já deixou um amplo legado ao desporto nacional nas mais de quatro décadas de sua existência, e quer construir um caminho ainda mais promissor pela frente.

No ano que marcará a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o Centro Olímpico iniciou sua temporada sob nova gestão, com a chegada do ex-judoca Tiago Camilo. O medalhista olímpico nos Jogos de Sydney-2000 (prata) e Pequim-2008 (bronze) e campeão mundial no Rio de Janeiro em 2007 assumiu a diretoria do COTP em dezembro de 2020, dando sequência a um histórico de atletas renomados que ocuparam o mesmo cargo, como a ex-jogadora de basquete Magic Paula e os também ex-judocas Henrique Guimarães e Rogério Sampaio.

Grandes atletas brasileiros como Hortência (basquete), Ricardo Prado (natação), Fofão (voêi), Juan Nogueira (boxe), Maria Portela (judô), Wallace Leandro (vôlei), Cristiane (futebol), entre outros também passaram por aqui.

"Eu me sinto muito honrado em estar aqui, eu vivi no rendimento 20 anos e hoje é uma responsabilidade de atleta, cidadão, de paulistano, de disponibilizar estrutura para que os atletas consigam atingir seus objetivos. Acreditem nos seus sonhos, é uma caminhada longa e uma escolha difícil você escolher o rendimento, mas é uma escolha de uma jornada muito prazerosa, porque o esporte realmente abre muitas portas.", completou o atual diretor Tiago Camilo.

Na Olimpíada de Tóquio, parte da delegação brasileira é formada por ex-atletas do próprio Centro Olímpico, um dos principais indicadores da excelência no trabalho de formação de jovens talentos nas dez modalidades desenvolvidas são: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, natação, vôlei e wrestling.

Os lutadores de wrestling Aline Silva e Eduard Soghomonyan, e Felipe dos Santos, do atletismo, já estão com vagas confirmadas para a competição no Japão. Atualmente em outros clubes, eles fizeram parte das equipes do Centro Olímpico no passado. E ainda há a expectativa de que outros competidores que fizeram história no COTP também se classifiquem para a Olimpíada.

O Centro Olímpico também vem contribuindo com a preparação de atletas externos que disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio. Os nadadores olímpicos Leonardo de Deus e Nicholas Santos, que pertencem a outros clubes, realizam seus treinamentos na piscina olímpica do COTP. E até a Olimpíada, outros expoentes do esporte brasileiro também utilizarão o Centro Olímpico como local fixo de treinamento, inclusive de outras modalidades.

Em paralelo a este amplo trabalho de desenvolvimento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Centro Olímpico segue com seu trabalho de lapidação de jovens talentos nas categorias de base. São aproximadamente 900 atletas nas dez modalidades que fazem parte do programa esportivo do COTP, mas há a expectativa de que novos esportes sejam agregados em breve ao projeto, o que ampliará ainda mais o alcance e a importância do Centro Olímpico como um dos maiores formadores de atletas no Brasil.

Parabéns Centro Olímpico, pelos seus 45 anos de existência!