Atletismo: Centro Olímpico brilha na pista e conquista título do Campeonato Brasileiro Sub-20

Clube conquistou um total de 10 medalhas entre provas individuais e de equipes

Delegação do Centro Olímpico celebra título do Brasileiro Sub-20. São dezenas de atletas comemorando com os braços levantados. Todos usam máscara.

Mantendo a tradição e o retrospecto de ser uma das melhores equipes de base no atletismo nacional, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) conquistou no último domingo (23) mais um título importante para sua história. O grupo liderado pelo supervisor Victor Fernandes levantou a taça de campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Para chegar ao lugar mais alto do pódio, a delegação do Centro Olímpico, formada por 29 atletas, deixou para trás outros 122 clubes de todo o país, provenientes de 22 estados e do Distrito Federal. Foram dez medalhas conquistadas no total (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze), sendo nove em provas femininas, o que contribuiu para que o COTP também fosse campeão na soma de pontos entre as mulheres.

Os destaques individuais do Centro Olímpico foram Giovana Corradi e Leticia Quingostas. Elas encerraram o Brasileiro Sub-20 com três medalhas cada uma. Giovana e Leticia fizeram parte dos revezamentos campeões no 4x100m (ao lado de Nicole Vieira de Jesus e Vanessa Sena) e do 4x400m (com Ana Luiza dos Santos e Mariana de Jesus), e conquistaram uma medalha individual cada. Leticia faturou o bronze nos 400m feminino, e Giovana sagrou-se campeã do heptatlo. De quebra, Giovana também atingiu índice para disputar o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que acontecerá em outubro, na cidade de Santiago, no Chile.

Além das medalhas de ouro nos revezamentos femininos e no heptatlo, o Centro Olímpico também venceu outras duas provas. Vivica Ifeoma conquistou o salto triplo, e Julia Salvi superou todas as suas adversárias no salto com vara. Em sua prova, Julia teve a companhia no pódio de Carla Cristina Jesus, também do COTP, que levou o bronze para casa.

A grande campanha feminina do Centro Olímpico no Brasileiro Sub-20 também foi coroada com as medalhas de Vanessa Sena dos Santos, prata no salto em distância, e de Aylana Ferreira Cezar, bronze nos 3.000m com obstáculos. Entre os homens, o COTP também brilhou, com o vice-campeonato de Aurélio Miguel de Souza Leite no salto com vara.

Com as medalhas conquistadas e a pontuação somada nas provas, o Centro Olímpico celebrou o título de campeão geral por equipes, com 147 pontos somados. A segunda posição ficou com o CASO (DF), com 124, e o terceiro lugar foi conquistado pela Orcampi, de Campinas (SP), com 121.

Assim, o Centro Olímpico voltou a vencer o Brasileiro Sub-20 após cinco anos. O primeiro título da equipe nesta competição foi em 2016. Em categorias menores na base, o COTP tem uma história ainda mais brilhante, com seis taças de campeão no Brasileiro Sub-16, e cinco no Sub-18.


Confira abaixo as medalhas conquistadas pelo Centro Olímpico

Ouro (5)
Giovana Corradi – heptatlo (classificada para o Pan-Americano Sub-20)
Julia Alessandrina do Amaral Salvi – salto com vara feminino
Vivica Ifeoma Silva Ilobi – salto triplo feminino
Revezamento 4x100m feminino – Nicole Vieira de Jesus, Leticia Quingostas de Oliveira, Giovana Corradi e Vanessa Sena dos Santos
Revezamento 4x400m feminino – Ana Luiza dos Santos, Mariana de Jesus, Giovana Corradi e Leticia Quingostas de Oliveira

Prata (2)
Vanessa Sena dos Santos – salto em distância feminino
Aurélio Miguel de Souza Leite – salto com vara masculino

Bronze (3)
Aylana Ferreira Cezar – 3.000m com obstáculos feminino
Carla Cristina Jesus Santos – salto com vara feminino
Leticia Quingostas de Oliveira – 400m feminino

 

Foto: Wagner Carmo/CBAt