Atleta do Centro Olímpico vai integrar equipe de lutas do Brasil nos Jogos de Tóquio

Beatriz Reis, da nova geração da luta olímpica, será sparring de Aline Silva

 A atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Beatriz Reis, foi convocada pela Confederação Brasileira de Wrestling para integrar a equipe de luta livre que vai estar nos Jogos de Tóquio.

Beatriz será suplente e sparring da lutadora Aline Silva, que também tem passagem pelo Centro Olímpico. Ela já está treinando com a equipe da seleção no Rio de Janeiro.

Para Thiago Queiroz, treinador de Beatriz desde quando a atleta chegou ao Centro Olímpico aos 13 anos, a convocação abre o caminho para muitas conquistas e mostra o poder de transformação do esporte. “A convocação de Aline para integrar a equipe que vai a Tóquio é, sem dúvida, uma grande realização profissional de minha parte enquanto técnico, mas o que me motiva mesmo é saber que a  daqui a 18 meses ela concluir a faculdade de Educação Física e teve a vida transformada pelo esporte”, afirma.

Com uma história no Centro Olímpico desde 2009, quando entrou como atleta e ganhou uma bolsa de estudos e depois seguiu como estagiário, preparador físico e hoje supervisor, Thiago Queiroz lembra do primeiro contato com Beatriz. “Ela chegou aqui pequenininha, junto com duas  irmãs, vieram trazidas pela mãe, objetivo era praticar esportes para perder peso e cuidar da saúde. As irmãs não gostaram, mas Beatriz passou a se dedicar muito e logo decidiu que seria uma atleta de luta olímpica. Ela é muito forte e se tiver os incentivos necessários será uma grande atleta”.

Os resultados da equipe de luta olímpica do COTP vêm ganhando destaque desde 2017, com a conquista de 130 medalhas e oito títulos. Em 2018, o Centro Olímpico foi campeão nacional e em 2019 participamos de competições internacionais. “Estamos evoluindo, e tudo começou com 12 cordas e duas borrachas”, afirma o orgulhoso técnico Thiago Queiroz.

Às vésperas de embarcar para Tóquio, a atleta do Centro Olímpico Beatriz Reis, segue os treinamentos com a equipe da seleção no Rio de Janeiro tendo em mente um provérbio japonês: “Quem é perseverante obtém os melhores resultados”.

 

 


Foto: Divulgação 

Texto: Paulo Rodolfo