O barquinho vai...

Aulas de Iatismo de graça na Represa Guarapiranga

Texto: Monica Nader e Pedro Piva

Foto: Pedro Piva

”Pena que o povo ainda não reconheça o iatismo como um esporte igual aos outros. Sou fã de todos os esportes, mas esse em especial faz das crianças cidadãos ligados à natureza” diz Ivone Marcone Camargo, avó de João Paulo, de 12 anos de idade, que freqüenta o Clube Escola de Iatismo há seis meses.

Apesar de ser conhecido como esporte elitista, o iatismo está se popularizando. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo oferece curso gratuito para crianças de 10 a 17 anos de idade e também para idosos no Clube Escola de Iatismo que fica na represa Guarapiranga.

No curso, coordenado pelo iatista Richard Andersen há três anos, 100 alunos aprendem técnicas básicas para manejar um dingue – pequeno veleiro onde cabem até três pessoas. Os menos familiarizados com o equipamento começam em um barco maior, de 23 pés, acompanhados de um instrutor.

Quando perguntam a Richard que ideia foi essa de oferecer curso de iatismo para crianças, principalmente as mais carentes ele responde:

“O contato dessas crianças com um barco, com a água proporciona uma experiência inesquecível. Não importa se mais tarde o menino vai ser iatista. O mais importante é que os momentos que ele passa dentro do veleiro são momentos de aprendizado verdadeiro. Aqui ele melhora sua auto-estima, ao notar que ele também pode desfrutar de um equipamento teoricamente destinado aos mais ricos, e aprende noções que vão ajudá-lo em toda a vida. O que não exclui a possibilidade de se tornar profissional mais tarde, por que não?”

A professora Graziela, que comanda as aulas, supervisionadas por Richard é uma entusiasta do Clube Escola de Iatismo:

"Projeto como esse não tem igual, em qualidade e quantidade de material. Trabalhamos a auto-estima, o equilíbrio e o conhecimento da natureza”, explica.
Os alunos mais antigos ajudam os mais novos. Alguns se profissionalizaram e hoje estão participando de campeonatos.

O Clube de Iatismo oferece também, às sextas-feiras, um passeio gratuito, de uma hora de duração, em um barco com capacidade para oito pessoas. Reservas com um dia de antecedência pelo telefone: 5543-1345.
 

Para ver mais fotos - http://twixar.com/TFDZ8IOTVDek