Centro Olímpico tem 5 atletas e técnico convocados para os Jogos Mundiais Escolares na Sérvia

Equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem foco na formação de atletas de alto nível

A equipe de futebol feminino do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) teve uma grata surpresa ao saber que cinco atletas e o treinador foram convocados para os primeiros Jogos Mundiais Escolares, que acontecerá entre os dias 11 e 19 de setembro, em Belgrado, na Sérvia. A equipe viaja para o país nesta quinta-feira.


Dos seis convocados, cinco irão representar o Brasil pela primeira vez. Para Rodrigo Coelho, treinador do Centro Olímpico, a convocação é uma recompensa do trabalho feito: “É gratificante, um prêmio pelos 10 anos com que trabalho com futebol feminino. Ao mesmo tempo, é um desafio e responsabilidade muito grande!”.


Além do Coelho, Tayna Prates, Carolina Zacharias, Mariana Feitosa, Icyla Queiroz e Amanda Vital foram convocadas. Para Amanda, 15, que está no Centro Olímpico desde 2018 e participou das conquistas da Disney Cup e da Libertadores Sub-14 e também já foi convocada para a Seleção sub-17, revela que poder jogar contra times muito bons é benéfico para seu desenvolvimento. “Vou passar para as meninas toda essa experiência. Ser convocada para a minha categoria tendo jogado e sido convocada para uma categoria superior é bom, pois peguei dicas com as meninas mais velhas e posso aplicar com às meninas da minha idade.”


Mariana Feitosa, que foi convocada pela primeira vez, vê a convocação como uma oportunidade para crescimento, pois irá jogar com meninas que não conhece.


Já para Tayna Prates, ser convocada para a seleção é um sonho realizado. “Temos condição de fazer um bom campeonato”, afirmou.


O Centro Olímpico tem tradição na formação de atletas do futebol feminino, sendo a primeira equipe campeã brasileira da modalidade. Só na Olímpiada de Tokyo, no Japão, nove atletas que tiveram passagem pelo COTP foram convocadas e, na última convocação, a técnica sueca Pia Sundhage convocou mais cinco jogadoras que foram formadas no Centro Olímpico.


Das cinco atletas convocadas, quatro participaram dos títulos Brasileiro e Sul-Americano Sub-14. Para Rodrigo Coelho, o segredo está no trabalho de desenvolvimento realizado pelo Centro Olímpico. “Precisamos sempre entender a formação de atletas como um processo de longo prazo. Por isso, é fundamental que haja competições desde cedo, já que essas são essenciais para a formação”, fala o treinador, que ainda comenta sobre detalhes mais específicos.


“Vejo como diferenciais o foco na formação, que se inicia desde os 9 anos no clube, e em sermos uma equipe exclusivamente feminina. Além disso, ser um projeto sólido, com mais de 10 anos de trabalho e com profissionais excelentes envolvidos”, completa o treinador.

 

Texto: Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro - tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br