Levantamento de Peso será nova modalidade do Centro Olímpico

COTP já conta com dez modalidades e é referência na formação de atletas de alto rendimento

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), incluiu mais uma modalidade em seu domínio, o Levantamento de Peso Olímpico, ou simplesmente, LPO.
O LPO é um esporte que em seu início era uma maneira de selecionar novos soldados para o exército e foi até tratada como atração circense.


A inserção do Levantamento de Peso nas olimpíadas aconteceu desde o início dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas 1896. As mulheres só começaram a competir em Sydney 2000.
Na modalidade, existem dois tipos de provas, o arranque e o arremesso.


Arranque:
No arranque, o atleta deve levantar a barra do solo até acima da cabeça o movimento sol, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo.
O atleta pode se agachar o abre as pernas para ele, mas só pode tocar o solo com os pés. Uma vez estabilizar da posição, com os braços e pernas estendidas, o competidor deve aguardar 2 segundos e o sinal dos árbitros para soltar a barra.


Arremesso:
A prova de arremesso executada em duas partes. Na primeira, o atleta da Barra até altura, por cima do peito.
Depois, ele se alinhar novamente e completa o movimento a força dos braços e das pernas para erguer a barra acima da cabeça.
No fim, deve estabilizar a posição com braços e pernas estendidas até receber o sinal dos árbitros.


Para dar início no projeto, o COTP investiu em uma nova estrutura e trouxe o experiente treinador cubano, Luís Lopes para comandar a equipe.


Luís tem em seu currículo quatro participações em olimpíadas, seis medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e 17 medalhas em mundiais.


A equipe que já conta com dois atletas, Beatriz Kamille e Felipe Dias, que já estão participando da sua primeira competição, o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro.
E a nova modalidade já iniciou obtendo grandes resultados. Beatriz Kamille conquistou a terceira colocação no sub-17, tendo apenas 13 anos.


Em breve iniciarão novas peneiras para a seleção de novos atletas. A peneira de LPO será nos dias 29 e 30 de setembro para nascidos entre 2001 e 2010 entre às 13h30 e 17h30. Após isso, os atletas que passaram na primeira fase, terão mais uma etapa nos dias 01 e 02 de outubro.


Outras modalidades

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa conta com atletismo, basquete, boxe, futebol feminino, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei.


O equipamento é referência na formação de atletas. Só nas últimas olimpíadas, realizadas em Tóquio, no Japão, foram 13 atletas que passaram pelo Centro Olímpico que estiveram presentes nos Jogos.
O COTP atende mais de 800 atletas, todos de forma gratuita.


Futebol feminino
A equipe de futebol feminino do COTP tem grande destaque no cenário nacional. Desde a sua criação, conquistou diversos títulos. Entre eles, o principal, é o primeiro campeonato nacional da categoria, em 2013. Após isso, a equipe conquistou por duas vezes campeão da Libertadores sub-14, campeonato mundial sub-12, campeão paulista sub-14 e campeão mundial sub-14.


Além dessas conquistas, a equipe conta com mais de 60 atletas convocadas para as seleções de base e principal.
Confira algumas das atletas que já passaram pelo equipamento municipal: Andressa Alves, Gabi Nunes, Debinha, Cristiane, Alline aClandrini, Vitória Yaya.

Além dos treinadores Lucas Piscinato, atualmente no São Paulo F.C. e Arthur Elias do Corinthians.

 

Texto: Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br
 
 Imagem: Thiago Carneiro - tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br