Centro Olímpico tem três atletas convocados para Jogos Pan-Americanos Jr

A primeira edição dos jogos acontecerá em Cali, na Colômbia. COTP terá representantes na ginástica e no atletismo

Na imagem estão os três atletas do Centro Olímpico Caio, Gabriela e Sophia. em um fundo vermelho. Na parte superior, escrito em preto "convocados Pan Americano JR" E no canto superior direito, brasão do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Três atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento de alto rendimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), foram convocados para a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos de Juniores que acontecerá entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, em Cali, na Colômbia.

A competição é voltada para jovens atletas entre 12 e 22 anos. Serão cerca de 3.800 atletas reunidos de 41 países diferentes.

A delegação brasileira contará com 350 representantes, entre eles estão Caio Teixeira, Gabriela Rodrigues e Sophia Salvi.

Gabriela, atleta da Ginástica Artística, é a mais nova entre os convocados do COTP, tendo apenas 13 anos. A ginasta esteve presente no Campeonato Brasileiro da modalidade em que a equipe conquistou a terceira colocação.

Além disso, Gabriela já foi convocada pela Seleção Brasileira de Ginástica Juvenil para participar do Pan-Americano da modalidade que aconteceu em junho, em Guadalajara, no México. Ela retornou com duas medalhas: 2° lugar no geral por equipes e 3º lugar na trave.

“Estou muito feliz com a convocação, porque eu sei o quanto eu trabalhei para chegar aqui e disputar mais uma competição com a Seleção, então espero que eu possa ir bem para trazer mais visibilidade para o Centro Olímpico”.

Para Beatriz Fragoso, treinadora da modalidade, o trabalho a longo prazo vem trazendo resultados. “Para nós é sensacional, um trabalho que estamos fazendo há um tempo e agora esta tendo resultado. A Gabi está se esforçando muito, estamos fazendo um treino muito intenso com ela para que ela possa ter um ótimo desempenho”, disse a treinadora.

Além da Ginástica, o Atletismo também se fez presente na convocação com dois atletas.

Sophia Salvi foi convocada para a prova de Salto com Vara, além de ter representado o Brasil no Sul-Americano Sub-23, que aconteceu em Guayaquil, no Equador, em outubro.

“Essa é a minha terceira convocação, mas será uma experiência completamente diferente, pois vamos ficar mais tempo com a delegação, terá atletas da seleção de outras modalidades, e também os ganhadores de suas provas no Atletismo irão automaticamente para o Pan-Americano Adulto, que com certeza é uma realização pra qualquer atleta que esteja saindo das categorias de base”.

A saltadora iniciou sua carreira esportiva na Ginástica Artística no Centro Olímpico com seis anos, mas com 16 deixou a modalidade de lado para se dedicar ao Atletismo.

“Eu saí da Ginástica com 16 anos. Logo em seguida entrei no Atletismo. Eu, por ser ginasta na época, possuía muitos dos requisitos que me favoreceriam na prova do Salto com Vara. Tinha a força, coordenação, flexibilidade e uma certa facilidade em aprender técnicas, só não tinha uma boa altura, e foi isso que fez com que meu treinador Alexandre Moratto automaticamente me ingressasse na modalidade”.

Para Alexandre Moratto, técnico do esporte no Centro Olímpico, o que diferencia a competição é a qualidade dos atletas que participam, tendo representantes também da América do Norte, o que fortalece o nível da competição. Por outro lado, isso prepara os atletas para os futuros Campeonatos Pan-Americanos da categoria adulta. “O campeão dessa competição tem direto a participar do Pan-Americano Adulto, que acontecerá no Chile no ano que vem”.

Caio Teixeira também foi convocado para a competição, mas na prova dos 400m com Barreiras. Ele é campeão Sul-Americano e já participou das Olimpíadas da Juventude.

"A sensação de ser convocado é de dever cumprido, minha expectativa é boa poque meus resultados esse anos foram ótimos. No momento esse é o 4 melhor resultado no país no ranking adulto e segundo melhor resultado no sub-23", disse Caio. 

“Eu tenho bastante esperança que os atletas do Centro Olímpico possam vim trazer medalhas. Eles estão vindo de um ano bom, de bons resultados, então eu acredito que nós vamos conseguir obter resultados significativos”, comentou o técnico Alexandre.

Texto: Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Ana Flávia Leal - afdmleal@prefeitura.sp.gov.br