Centro Esportivo Joerg Bruder recebe etapa do Circuito Paulista de Basquete 3x3

Evento reuniu atletas de todo o país

Na imagem aparecem quatro mulheres segurando medalhas e um troféu

O Centro Esportivo Joerg Bruder, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) recebeu entre os dias 6 e 7 de novembro a etapa 2ª do Circuito Paulista de Basquete 3x3.


A competição contou com a presença de mais de 400 atletas, nos dois dias de competição, divididos em cinco categorias masculinas e femininas. Cerca de 100 equipes de diversas cidades e estados participaram.


A equipe Campinas Vera Cruz foi campeã na categoria elite feminina, com destaque para a atleta Karla Costa, 43, que já participou de três Olimpíadas, Atenas 2004 onde ficou na quarta colocação, em Pequim 2008 e em


“O basquete 3x3 é envolvente, ele é dinâmico e intenso, que são coisas que durante toda a minha vida de atleta eu busquei. Poder ainda jogar esses torneios me faz muito feliz. A modalidade está crescendo, quando você fala de modalidade olímpica você fala do mais alto rendimento”, disse Karla que é 3ª Sargento da Aeronáutica.


Vinicius Cardoso, diretor esportivo da Associação Nacional de Basquete 3x3, explica a importância do evento para o esporte. “Temos chancela da FIBA (Federação Internacional de Basquete), onde esse campeonato vale pontos para o ranking para torneios mundiais e pré olímpico.”


Cardoso ainda enfatiza os protocolos de saúde utilizados no evento. “Todos atletas devem estar vacinados para participar, além disso estamos seguindo todas as recomendações do Plano São Paulo.”


A modalidade que estreou nos Jogos Olímpicos em Tóquio, 2021, já faz grande sucesso no Brasil e o nível competitivo só aumenta. Para Felipe Oscar, atleta da aeronáutica, apesar do esporte ainda ser embrionário, a criação desses eventos pode atrair ainda mais o público. Felipe disputou o campeonato pan-americano de basquete 3x3, além de uma Copa do Mundo.


Para Matheus Parcial, carioca que joga no São Paulo DC, o basquete é mágico e pode transformar vidas. “O basquete só mudou minha vida para melhor”. Ele está convocado para a seleção brasileira que irá disputar Copa América que acontecerá em Miami.


“Queremos colocar o Brasil no topo mundial da categoria. Daqui alguns anos o basquete no Brasil vai ser respeitado por grandes seleções”, completou Parcial.

 

Texto: Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Gabriela Caramigo - gocfermino@prefeitura.sp.gov.br