Esportes Estrangeiros da SEME: Sumô

Modalidade é oferecida de forma gratuita em Centro Esportivo na região central de São Paulo

Na imagem, atletas de sumô praticando o esporte, o ginásio da modalidade fica no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central da capital.

O sumô é um esporte de origem japonesa, no qual dois lutadores se enfrentam em um ringue de formato circular, feito de terra. O objetivo da luta é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora do ringue. Não são permitidos golpes como socos ou chutes.


Os atletas, durante a luta, usam somente o mawashi, uma faixa de tecido grosso que cobre as partes intimas. A peça de roupa é enrolada em volta da cintura do lutador e pode ser agarrado pelo adversário com a finalidade de tentar derrubá-lo. Além disso, as lutas são extremamente rápidas, tanto que uma luta normalmente não passa de 15 segundos. Em raras ocasiões, chega a quase um minuto.


O complexo do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central da capital, é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e oferece treinos, jogos e competições de sumô.
A modalidade chegou ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século XX. Em 1914, foi disputado o primeiro campeonato, no interior de São Paulo. A Confederação Brasileira de Sumô foi criada em 1998, e o Brasil sediou o primeiro Campeonato Mundial do esporte disputado fora do Japão em 2000.


Ao contrário do que acontece no país de origem, onde somente homens acima do peso podem praticar o esporte, no Brasil, além de categorias masculinas para diversos pesos, mulheres e crianças também praticam. O secretário de comunicação da Confederação Brasileira de Sumô e atleta, Wellington Bezerra, comentaram sobre como é praticar o esporte e um pouco sobre as competições que já disputou.


“Eu já praticava outras artes marciais antes, mas então eu conheci o sumô e me apaixonei. Já faz três anos que estou aqui praticando e competindo. Minha carreira é curta, no entanto, já consegui ser vice-campeão Brasileiro e 3º lugar no Sul-Americano. Além disso, eu comecei a me envolver na parte administrativa e hoje também auxilio na organização das competições da Confederação”
disse Wellington.


Além dele, a atleta Fernanda Rojas, campeã Brasileira e Sul-Americana de sumô, também realiza seus treinos no complexo do Mie Nishi. Para os interessados em praticar a modalidade, os treinamentos acontecem todos os domingos, às 9h, e esta disponível para todas as categorias.

 

SERVIÇO:

Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro – São Paulo – CEP 01142-200

Telefone: 3221-5105

Funcionamento: Segunda a sexta feira: 7h às 22h / Finais de semana e feriados: 8h às 18h

 

Texto e Foto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br