Desafio dos Parques é realizado no Ibirapuera

O maior evento de Basquete de rua volta a ser realizado em São Paulo

Na imagem, atletas de basquete posam para foto em grupo.

No último domingo (20), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, foi realizado no Parque do Ibirapuera o Desafio dos Parques de Basquete.

O evento, realizado pela Associação de Basquete de Rua de São Paulo (ABRSP), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), marcou a retomada do projeto que movimenta diversos Parques pelo Brasil, criando confrontos em partidas entre equipes de diferentes regiões, seja nas categorias masculina e feminina.

Além dos jogos entre as equipes, o torneio contou uma disputa de enterradas e um treino aberto para os praticantes da modalidade que estiveram presentes no parque. O fundador da ABRSP e ex-presidente Wagner Antonio de Oliveira, mais conhecido como Mamute, marcou presença. Wagner jogou basquete profissionalmente durante 20 anos, passando por diversos clubes no Brasil. Ele conta como foi criar a associação e como a modalidade fez diferença na sua vida.

“Eu comecei tarde no basquete, com 18 anos. Mesmo assim, tive a oportunidade de me tornar um jogador profissional e fazer 20 anos de carreira. Assim que eu parei de jogar eu fundei a associação com o objetivo de ajudar os atletas amadores no lado social. Eu comecei jogando nas quadras de rua e o meu maior aprendizado foi aqui no Parque do Ibirapuera, estou muito feliz de poder estar realizando este evento aqui novamente”, comentou Wagner.

O Desafio dos Parques também contou com uma palestra do ex-atleta Gustavinho, que falou sobre todas as dificuldades que ele enfrentou para se tornar um profissional. Um dos atletas amadores que faz parte da ABRSP, Nicolas Davi, de 18 anos, também falou sobre como foi participar do evento e os seus objetivos de carreira no basquete.

Na imagem, atleta de basquete Nicolas David está girando a bola na mão.

“Eu jogo basquete na ABRSP já faz quatro anos e descobri o esporte nas quadras do meu bairro, em Carapicuíba. Esse esporte é tudo para mim, já passei pelas categorias de base de alguns clubes e tenho o desejo de ser um jogador profissional”, disse Nicolas.

O desafio acontece desde 2012 no Parque do Ibirapuera e não foi realizado apenas em 2020 devido à pandemia da covid-19. Em 2021, retomando as atividades, o publico marcou imensa presença no evento e aproveitou toda a programação.

 

Texto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Ricardo - rmonzilo@prefeitura.sp.gov.br 

Foto: Renan Martins