Centro Olímpico tem seis atletas de handebol convocadas para o Campeonato Mundial Escolar

Campeonato será realizado na Sérvia a partir do dia 27 de novembro

Na imagem, arte com as seis atletas convocadas, acima está escrito "Campeonato Mundial Escolar - Convocadas"

Seis atletas de handebol do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) foram convocadas para representar o Brasil pelo Colégio Amorim, no Campeonato Mundial Escolar. O campeonato será realizado na Sérvia entre os dias 27 de novembro e 06 de dezembro deste ano.

As meninas convocadas são Rayra Oliveira, Mirela Caetano, Pietra Jardim, Yannka Santos, Kayane Melli, todas com 17 anos, e Luísa Albineli, 18. Sendo a primeira convocação internacional de todas elas, as atletas estão muito ansiosas e confiantes para os jogos e esperam atingir o objetivo de voltar com uma medalha.

Mirela joga handebol há sete anos, mas entrou no COTP há um. Muito feliz com a convocação, diz estar esperançosa com um bom desempenho na competição. “Mesmo sendo um campeonato muito difícil por ser nível mundial, estou com muitas expectativas”. Já Yannka, também treinando há um ano no Centro Olímpico, está ansiosa e acredita muito no trabalho de sua equipe. “Para ser sincera eu não sei o que esperar, acho que minha ficha não caiu ainda. Mas eu espero que toda a equipe possa deixar o nosso melhor dentro e fora de quadra e levar essa experiência para nossa vida da melhor forma possível”, diz.

A goleira Luísa Albineli veio do Rio Grande do Sul para São Paulo em 2019 para treinar no Centro Olímpico depois de uma oportunidade que o técnico Daniel Suárez - mais conhecido como Cubano - a ofereceu. “Lá de onde eu vim o handebol não era tão visto, e como eu quero isso para a minha vida, eu vi aqui uma oportunidade de crescer”. A estrutura do COTP tem ajudado não só a goleira, mas todas as convocadas. Rayra falou da sua evolução como atleta desde que começou a treinar no Centro no começo deste ano. “Criei outra visão, virei outra jogadora, fora o suporte dos técnicos e do clube no geral, que oferece psicóloga, nutricionista e tudo o que precisamos”. Pietra concorda com a companheira de time e também elogia o apoio do clube para com as atletas. “Os treinos ajudam a me superar todo dia. Posso praticar com as meninas diferentes arremessos, o físico daqui também me auxilia para conseguir lidar com os treinos tanto da escola como os do Centro Olímpico.

Cubano diz estar muito feliz com a convocação das meninas e pela visibilidade que o handebol está ganhando, e as seis atletas enaltecem o trabalho do técnico que está no Centro Olímpico desde 2009. Kayane diz que evoluiu muito desde que começou a treinar com ele há 2 anos e por isso acredita que o time está preparado para o Mundial Escolar. “O Cubano ajuda bastante porque ele é um bom técnico e dá um ótimo suporte para todas nós atletas. Acredito que o time vá bem e tenha uma boa colocação no campeonato”.

 

Texto: Giovanna Gravina - ggravina@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Ana Flávia Leal - afdmleal@prefeitura.sp.gov.br