1º Jogos LGBTQIAP+ reúne mais de mil pessoas em torno da diversidade

Evento foi o primeiro campeonato voltado à comunidade organizado por uma repartição pública com mais de uma modalidade

Na imagem aparecem trofeus dos Jogos LGBTQIAP+

Entre os dias 26 a 29 de novembro, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) realizou o 1º Jogos LGBTQIAP+. O evento contou com muito esporte e inclusão.

Na sexta-feira, 26, o ginásio do Centro Esportivo Mané Garrincha recebeu a cerimônia de abertura, em que estiveram presentes algumas autoridades, como o Chefe de Gabinete da SEME, Carlos Vianna, e integrantes dos times. A solenidade contou com desfile das equipes e apresentação de um vídeo institucional com algumas histórias de atletas que participaram dos jogos.

Além disso, o evento contou com a participação da Pabllo Vittar cover, que animou todos os presentes, e a escola de samba Vai-Vai, que transformou o ginásio em um verdadeiro carnaval com bateria, velha guarda, baianas e tudo mais.

No sábado pela manhã, iniciaram-se as primeiras partidas do campeonato com futsal, vôlei e futebol de campo. Foram quase 12 horas de disputas acirradas para definir quem avançaria para a próxima fase da competição.

No domingo, o dia já começou com grandes jogos. A equipe do TMosqueteiros venceu a equipe do Meninos Bom de Bola B por 3 x 0 e se sagrou campeão do futsal masculino trans.

Já no futsal lésbico, a equipe do Coletivo 011 venceu final contra o Diversidade Futebol Clube em um jogo muito disputado em que o placar foi de 4 x 3.

No futebol de campo, a equipe do Bárbaros Brasil venceu o jogo decisivo contra o time do Bulls por 2 x 1 e ficou com a 1ª colocação do grupo, sagrando-se campeão.

Na final do vôlei trans, em um jogo decidido ponto a ponto, a equipe do Guarulhos Voleibol Clube superou a equipe do Barro Branco por 3 x 1.

Já no futsal gay, a equipe do Bulls A bateu a equipe do Real Centro por 6 x 0 e conquistou o troféu.

Fechando a 1ª edição dos Jogos, a equipe do Beverly Hills venceu a equipe do Thunders por 3 x 1.
“Estou muito feliz com o resultado, foram quase 800 atletas e contabilizamos quase 200 visitantes nesses dias”, disse Mário Maeda, assessor da SEME e um dos organizadores do evento.

Para Renata Peron, primeira mulher trans da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o objetivo dos Jogos LGBTQIAP+ foi concluído com sucesso, trazendo diversidade e esporte para todos.

 

Texto: Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Ana Flávia Leal - afdmleal@prefeitura.sp.gov.br