Esportes Estrangeiros da SEME: Badminton

Esporte chegou ao Brasil na década de 1980 e possui equipe no Centro Esportivo Tietê

O Badminton, criado na Grã-Bretanha durante o século XX, é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo e foi inspirado em um jogo indiano chamado de Poona. Seu nome está relacionado com a Badminton House, local pertencente ao Duque Beaufort´s, onde o esporte teria sido praticado pela primeira vez.

No Centro Esportivo Tietê, local administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), treinam cerca de 20 admiradores da modalidade, aos finais de semana, das 15h às 18h. O esporte possui similaridades com o tênis. Uma partida pode consistir de dois ou quatro jogadores, divididos por uma rede no meio da quadra. O objetivo é acertar a peteca, chamada de volante ou birdie, no lado adversário utilizando raquetes.

Praticado por homens, mulheres e crianças, a modalidade exige grande treinamento físico e envolve algumas habilidades como: agilidade, coordenação e reflexo. Um dos membros da equipe que disputa o nível Amador B em São Paulo é Daniel Hur, praticante de Badminton há dez anos. Para ele, o esporte é importante por se tratar de uma grande atividade física.

“O esporte é positivo para todos, sendo bastante positivo para saúde por ser ativo. O público feminino pratica como forma de exercício e as crianças adoram”.

Daniel elogiou a estrutura do Centro Esportivo Tietê e falou sobre o crescimento da modalidade no Brasil.

“O ambiente no Centro Esportivo é agradável, além do bom estacionamento, a segurança é bastante eficiente”, conta Daniel, que ainda lamenta a falta de incentivo à modalidade no Brasil.


Por ter sido criado fora do país, o desenvolvimento do Badminton em território nacional ainda está em evolução. Assim, em 1993, foi criada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), órgão responsável por organizar eventos no Brasil e que possui 21 federações estaduais filiadas.

No âmbito internacional, existe a Federação Mundial de Badminton (BWF) com sede localizada na Inglaterra. A entidade é quem organiza o Campeonato Mundial de Badminton. Atualmente, mais de 130 países são membros da Federação. Sendo as nações asiáticas as grandes potências do esporte, os destaques são China, Indonésia, Coréia e Malásia.

 

Texto: Cristian Moraes - cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Divulgação/Daniel Hur