A 105ª Edição do Programa Vem Dançar tem presença de aproximadamente 400 pessoas

Evento de dança busca incentivar a atividade física para idosos

Na imagem, casal dança no evento Vem Dançar

Nesta sexta-feira, 17, aconteceu a 105ª Edição do Programa Vem Dançar, que teve como tema “Natal de Paz”. O baile foi um presente de Natal para cerca de 400 pessoas que se reuniram entre adultos e idosos, no Centro Esportivo Thomaz Mazzoni, zona norte de São Paulo. Aconteceu das 10h as 16h, de forma presencial pela primeira vez desde o início da pandemia do Coronavírus, com todos os cuidados sanitários sendo observados. O Vem Dançar tem como objetivo incentivar a atividade física através da dança para a população da terceira idade. O evento também contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, que celebrou junto aos munícipes a volta do programa após pandemia.

A coordenadora do evento através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), Dineia Cardoso, 61, deixa claro que 56% da população idosa da cidade de São Paulo são sedentários, e por isso aponta a relevância do evento para eles. “O baile é um lazer que traz muito prazer para os idosos e convívio social. O programa Vem Dançar é uma forma de atividade física que os tiram de casa para se exercitar”.

Izeni Aparecida, 71, veio ao Vem Dançar pela primeira vez. Ela ressalta a importância do evento para sua saúde. "Essa reunião é muito importante, a atividade física para a terceira idade é ótima. Se eu não estivesse aqui estaria em uma cadeira de rodas, desde os 60 anos estou praticando todo o tipo de exercício. É a primeira vez que venho e adorei".

Neusa Lourenço, 78, e João Flores, 77, participam do Vem Dançar desde a primeira edição. O casal destaca a importância da dança em suas vidas. “A dança para mim é tudo. Desde que me aposentei, eu encontrei na dança uma maneira de viver melhor.”, diz Neusa. “A dança nos deixa mais leve e mais ágil, e somente a dança proporciona isso para os idosos, é magnífico!”, ressalta João, incentivando outros idosos a participarem do programa.

Durante o Vem Dançar foi anunciado o aplicativo Cérebro Ativo, criado pela IsGame, empresa parceira do evento. O aplicativo busca estimular a memória, raciocínio lógico e atenção do usuário através de exercícios propostos pelo software. Interessados em acessar e experimentar o programa, basta instalar o aplicativo em qualquer aparelho celular pelo Google Play ou App Store.

Na imagem, Secretário Municipal de Esportes, Thiago Milhim, dança junto a munícipes no evento Vem Dançar

Texto: Giovanna Gravina - ggravina@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Divulgação SEME