No dia do aniversário da cidade de São Paulo, Palmeiras conquista de forma inédita a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Durante a competição, quatro estádios da capital foram sede das partidas; final foi disputada no Allianz Parque

Elenco do Palmeiras campeão da Copa São Paulo de Futebol júnior

Na ultima terça-feira (25), aniversário da Cidade São Paulo, chegou ao fim a 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição, realizada pela Federação Paulista de Futebol em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEME), teve um campeão inédito em 2022: a Sociedade Esportiva Palmeiras.

A Copinha, como é chamada carinhosamente, é a maior competição de futebol envolvendo as categorias de base do país. Essa edição teve seu início no dia 2 de janeiro, com um total de 128 equipes participantes, divididas em 32 grupos, cada um com quatro clubes.

Os 32 grupos também foram divididos em 32 sedes espalhadas pelo estado de São Paulo para a disputa dos jogos. Na capital, os estádios escolhidos foram a Rua Javari, Arena Ibrachina, localizados no bairro da Mooca, e o Nicolau Alayon, na Barra Funda.

Em 23 dias de disputa, a Copinha contou com uma boa presença do público, com 70% da capacidade das sedes liberadas e entrada gratuita até as quartas de final. Além disso, teve transmissão ao vivo na TV fechada, TV aberta e pela internet.

Nesse ano de 2022, a final não foi realizada no tradicional estádio do Pacaembu pelo fato do espaço estar passando por reformas. Com isso, a decisão acabou acontecendo no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, pois o clube teve uma melhor campanha na competição do o Santos, adversário da final.

A Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o título pela primeira vez em sua história após vencer o confronto contra o rival por 4 a 0. Além disso, o atacante do clube, Endrick, de apenas 15 anos, ganhou o prêmio de melhor jogador da competição e o de gol mais bonito.

 

Texto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br 

Imagem: Cristian Moraes - cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br