Atleta do Centro Olímpico inicia temporada de preparação para 2022

No primeiro mês do ano, Aylana já conquistou o segundo e quarto lugares em competições

No primeiro mês do ano, Aylana já conquistou o segundo e quarto lugares em competições.

Aylana Cesar (18) é atleta da modalidade de atletismo desde os 12 anos no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento de alto rendimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). No último sábado (29), ela conquistou o segundo lugar na prova dos 3000m rasos no Torneio de Verão. E no dia 23 de janeiro ficou em quarto lugar no XXIV Troféu Cidade de São Paulo 10Km.

“O torneio foi ótimo, uma boa prova pra abrir essa temporada. Gostei bastante de correr os 3000m porque a última vez que corri essa prova foi em 2020. Então, comparando os resultados, dá pra ver minha evolução e também me mostra que posso melhorar ainda mais o tempo nessa prova e nas outras, de 1500m e 3000m com obstáculos”, diz Aylana.

O Torneio de Verão marca de forma oficial a abertura do calendário de competições da Federação Paulista de Atletismo (FPA). As provas foram realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Atletismo (CNLCDA), em Bragança Paulista.

“A corrida dos 10Km foi uma preparação para que eu possa participar do Pan-Americano de Cross Country. A prova terá 6Km, então foi uma boa alternativa de me preparar para o campeonato. E como foi minha primeira corrida de rua, o trecho foi um pouco complicado, mas em nenhum momento pensei em desistir, eu sabia que estava preparada”, afirma a atleta.

O XXIV Troféu Cidade de São Paulo 10Km contou com a participação de cinco mil atletas e foi realizado após um jejum de dois anos por consequência da pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos.

O processo de preparação da atleta não tem sido fácil, mas as expectativas de melhora nos tempos das corridas são altas. “Tem sido bom. Ainda estou na transição do período de base para o específico, mas estou me sentindo muito bem nos treinos mais longos, conseguindo encaixar um ritmo médio. Fisicamente acredito que estou muito bem e ainda posso melhorar bastante, e psicologicamente estou trabalhando junto com a psicóloga do COTP”.

A próxima competição da Aylana será uma etapa do Circuito Paulista, em São Bernardo, no dia 13 de fevereiro, e ela irá correr os 3000m com obstáculos.

 

Texto: Gabriela Caramigo - gocfermino@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Arquivo pessoal