Dia do Beisebol é comemorado nesta quinta-feira

A Cidade de São Paulo dispõe do único local público para a prática da modalidade

Na imagem, munícipes praticam beisebol no Estádio Municipal Mie Nishi

 

Hoje, 3 de fevereiro, é comemorado o Dia do Beisebol na cidade de São Paulo pela Lei Nº 8.850 de 26 de julho de 1994. A data foi escolhida devido à fundação da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) ter acontecido neste mesmo dia, em 1990. A Confederação é a principal responsável por gerenciar a modalidade e sua prática no Brasil.

Apesar do esporte não ser muito popular no país, a capital possui o único local público para a prática do beisebol. O Estádio Municipal Mie Nishi, equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), oferece de forma gratuita a modalidade para os munícipes, como ressalta o coordenador do Estádio, Carlos Tatsumi. “O Estádio Mie Nishi é o único local onde o praticante pode praticar dentro da cidade de São Paulo. E o mais importante, é público. Isso faz com que o espaço seja de grande importância para a prática e manutenção do esporte”.

O Estádio foi inaugurado em 21 de junho de 1958 em comemoração ao Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil e está localizado no bairro do Bom Retiro, zona central da capital. Tem capacidade para 2.500 pessoas, já recebeu muitos campeonatos importantes e é considerado um dos grandes patrimônios do esporte no país. Além do beisebol, o Mie Nishi também oferece sumô e gueitebol.

O Beisebol chegou ao Brasil no século XIX por norte-americanos que trabalhavam no país. A modalidade passou a ser mais praticada em São Paulo e no Paraná, nas comunidades nipônicas, e em 1936 ocorreu o primeiro campeonato brasileiro de beisebol.

O esporte foi incluído como modalidade olímpica em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Para Carlos, a prática do Beisebol traz vários benefícios, tanto na parte física, mental e social. “O praticante ganha resistência e trabalha quase toda parte do corpo, muita perna e braço. O jogo exige bastante o lado psicológico, jogo de estratégia quase que um xadrez, e muitas vezes a pressão é grande para uma determinada jogada”, afirma. O coordenador também ressalta que os instrutores trabalham muito a disciplina, principalmente o respeito para com os parceiros e adversários.

Em forma de celebração ao Dia do Beisebol, no próximo domingo (6) serão realizados jogos da modalidade abertos ao público a partir das 9h. Segue as informações:

No Campo Principal (adultos)
Jogo 1 - New Giants x Underdogs
Jogo 2 - Nguelche x New Giants
Jogo 3 - Underdogs x Nguelche

No Campo 2 (crianças)
O jogo será entre jogadores da equipe de base do Gigantes.

Além disso, o Estádio Municipal Mie Nishi está promovendo a Escolinha de Beisebol totalmente gratuita. São realizadas aulas todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, para todos os públicos. Para mais informações, entre em contato com o número: (11) 3221-5105.

Texto: Giovanna Gravina - ggravina@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br