Atividade física é grande aliada na prevenção do câncer

A prática de esporte mostra cada vez mais a sua importância no tratamento da doença que mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil

Incluir o esporte na rotina de uma pessoa pode, além de oferecer inúmeros benefícios à saúde, combater graves doenças, como depressão, deficiências físicas e câncer. Existem diversas modalidades para todos os gostos e necessidades, seja um com mais ou menos contato físico.


No dia 4 de Fevereiro, dia mundial de combate ao câncer, o Instituto Nacional de Câncer (INCA),fazem algumas orientações de prevenção. Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes maneiras de prevenir. A prática de atividade física contribui bastante para manter uma boa forma corporal. É importante, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras.


O Vôlei, por exemplo, é o segundo esporte mais praticado entre os brasileiros. A modalidade foi criada em 1985 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte sem contato físico entre os adversários para minimizar os riscos de lesões. A modalidade ganhou popularidade rapidamente e ganhou uma federação internacional em 1947, além disso, entrou para o cronograma de esportes olímpicos em 1952. Com isso, nasceram algumas variações como o Vôlei de Praia e Vôlei adaptado para os idosos.


A prática de vôlei além de trazer benefícios para o corpo, também traz para a mente, contribuindo com a saúde e bem estar de todos que são atletas de alto rendimento ou amadores.
A Secretaria de Esportes e Lazer (SEME) oferece gratuitamente para toda a população da Cidade de São Paulo aulas para os interessados em jogar Voleibol nos Parques e Centros Esportivos.

Na imagem, mulheres jogando vôlei no Parque Ceret.


Sonia é moradora da região do Tatuapé, zona Leste de São Paulo e freqüenta o Parque Ceret, onde pratica Vôlei adaptado. Ela tem 62 anos e passa por um tratamento contra o câncer.
“Eu comecei a praticar vôlei aqui no Ceret há quatro anos atrás, já era um esporte que eu jogava quando criança e depois só retornei a praticar. Nesse momento passo por uma fase difícil na minha vida, estou fazendo tratamento contra um câncer e o esporte está fazendo total diferença, me sinto bastante animada e motivada mesmo passando por intensas sessões de quimioterapia,” disse Sônia.

Na imagem, Sônia jogadora de Vôlei no Parque Ceret.

Ela ainda destaca que recomenda a todas as pessoas que conhece a praticar vôlei. “Eu recomendo a todos a começar a jogar vôlei, seja uma criança, adulto ou idoso. Praticar esse esporte pode trazer muitos benefícios a saúde em qualquer idade,” completou.

Ainda segundo o INCA, existem outras maneiras de prevenção contra o contra o câncer, como por exemplo não fumar, tomar a vacina contra hepatite B, evitar a ingestão de bebida alcoólica, dentre outros hábitos.

Além de tudo isso, é importante fazerem exames preventivos. Para as mulheres entre 25 e 64 do colo do útero a cada três anos e mamografia todos os anos a partir dos 50 anos. Os homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame de próstata todos os anos. A secretaria de saúde estadual e municipal de São Paulo oferecem auxilio para realização de todos os exames preventivos gratuitamente e fazem campanhas para apoiar a prevenção como Outubro Rosa e Novembro Azul.

Confira todas as modalidades e atividades oferecidas nos centros esportivos da cidade de São Paulo:

Zona Leste
Zona Oeste
Zona Sul
Zona Norte
Região Central

Texto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br 

Imagem: Deusarina Santana - dasantana@prefeitura.sp.gov.br