12º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia é realizado na cidade de São Paulo

O GERP 2022 promoveu palestras e atividades práticas para idosos no SESC Interlagos

Na imagem, organizadoras do Congresso GERP 2022.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) realizou nos dias 24 e 25 de Março o 12º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, o GERP 2022. Na edição deste ano, o congresso teve o objetivo de dar ênfase à diversidade, não só de gênero, raça, religião, profissão e principalmente idade.


No SESC Interlagos aconteceu uma ação de educação com os idosos com palestras e atividades na forma de promoção da saúde para que os mesmos tenham uma melhor qualidade de vida. O evento foi aberto a todos os públicos como uma experiência prática.


Alessandra Nascimento, assistente técnica da gerência de estudos e programas sociais do SESC São Paulo, comentou sobre a importância da realização do GERP Comunidade para o público da terceira idade.
“Então, essa parceria acontece desde 2015, é uma ponte entre o que é realizado entre no congresso científico de geriatria e gerontologia de São Paulo, e o que já é realizado com os idosos no SESC. É importante a gente enfatizar e trabalhar com o público que as pessoas estão falando no congresso, não só falar, mas estar junto. Então, o SESC nesse sentido oferece para os idosos junto com a SEME a melhor programação para estar junto com eles”, disse Alessandra.


Vânia Fernandes, de 46 anos, participou do evento juntamente com a sua mãe, e elogiou a estrutura e a maneira que as atividades aconteceram. “Eu achei bem interessante, é a primeira vez que eu pude participar. Estou acompanhando minha mãe, justamente para aprender sobre coisas das pessoas que estão na terceira idade. O evento ajuda a trazer a esse público mais velho uma outra percepção da vida, ajudando a sair de casa e não ficar depressivo”, comentou Vânia.


Dineia Cardoso, do Departamento de Políticas de Esporte e Lazer, explica um pouco da importância da prática de exercícios na terceira idade. “A realização de ações educativas com as pessoas idosas, por meio de palestras e atividades de fortalecimento muscular, equilíbrio e agilidade, nós conseguimos através do Programa Vem Dançar, que vem massificar a atividade física através da dança. A dança é um exercício que traz muito prazer para a pessoa idosa”.


Por fim, o GERP 2022, também teve o intuito de passar para o público que somos um povo miscigenado, diverso, e devemos respeitar e aprender com opiniões, postura e ações diferentes das nossas. Com isso, é possível enfrentar os desafios que despontam aprendendo, compartilhando e cuidando de quem envelhece e do nosso próprio envelhecimento.


Texto: Leonardo Lopes -  llsilva@prefeitura.sp.gov.br
Imagem:
Cristian Moraes - cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br