Campeonato Brasileiro de Gueitebol marca final de semana no Centro Esportivo Vila Guarani

Competição reuniu jogadores de vários estados do país

Na imagem, jogadores de Gueitebol

O Centro Esportivo Vila Guarani, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, sediou neste último final de semana, o 37° Campeonato Brasileiro de Gueitebol.

O torneio voltou a ser realizado após três anos, e foi organizado pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Ao todo, 600 atletas participaram em 108 equipes. As partidas aconteceram no Estádio de Gateball Toru Hondo.

Para Antônio Ajimi Nakazomo, de 80 anos, o gueitebol se tornou algo fundamental na sua vida, ajudando a melhorar a saúde.

“O Gueitebol representa tudo na minha vida, me aposentei com 45 anos, e estava mal, mas após começar a praticar o esporte, a minha saúde começou a melhorar, então o esporte foi muito importante na minha vida”, disse Antônio.

Frequentador do clube há mais de 20 anos, ele aprovou o nível do campeonato.

“O nível do Campeonato está bom, nós atletas brasileiros temos condições de competir com qualquer outro país no gueitebol, o estádio é muito bom, são 16 campos, treinamos todos os dias, nossa ideia é trazer o público jovem para o esporte”, finalizou o atleta.

Atraindo praticantes de diversos lugares do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Gueitebol é a principal competição em nível nacional. Logo, mais de 40 jogadores de Goiânia vieram a capital paulista para atuar no torneio.

A engenheira civil, Adisara Rodrigues, de 24 anos, disputou o Brasileiro pela primeira vez, ainda destacou quais pontos mais chamaram a sua atenção no esporte.

“É curioso praticar Gueitebol, eu já tive contato em livros, mas de fato comecei a jogar quando me envolvi com um japonês, é um jogo de estratégia, eu gosto, exige muito do psicológico dos atletas”, disse a atleta.

Adisara aproveitou para falar sobre como o Gueitebol poderia atrair mais atenção do público geral brasileiro, afinal é um esporte pouco conhecido no país.

“O esporte poderia ficar mais acessível aos brasileiros, na minha opinião ainda é muito reservado a população asiática que reside no Brasil, é necessária uma estratégia para atrair o público brasileiro”, encerrou.

Veja abaixo, os resultados finais do 37° Campeonato Brasileiro de Gueitebol:

Categoria Diamante

1. São José do Rio Preto -A

2. Saga - F

3. Matilde - A

4. Saga – E

Categoria Ouro

1. Saga - A

2. Indaiatuba - A

3. Sorocaba - A

4. C. Kyoyu – C

Categoria Prata Série - A

1. Caucaia - A

2. Goiânia - A

3. Santa Fé do Sul - A

4. Nippon – B

Categoria Prata Série - B

1. Nippon – D

2. Nipoon – C

3. Araguari - A

4. Juazeiro – A

O 38° Campeonato Brasileiro de Gueitebol será realizado na cidade de Assis Chateaubriand, no Paraná, em 2023. O Centro Esportivo Vila Guarani está localizado na zona sul de São Paulo, na Rua Leonardo D´Vinci, n° 1551.


Texto e Foto: Cristian Moraes - cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br