COTP é tricampeão do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20

Participaram da competição na pista de atletismo do Centro Olímpico mais de 700 atletas de 23 estados e do DF

Atletas e comissão técnica de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa foi o grande vencedor do Campeonato Brasileiro Sub-20 Loterias Caixa de Atletismo, disputado entre os dias 22 e 24 de abril na pista de atletismo do COTP. Os atletas somaram 177,5 pontos na qualificação geral para ficar com o título.

A equipe também foi campeã, com superioridade, no naipe feminino (115 pontos) e segunda colocada no masculino (62,5). O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é um equipamento da Prefeitura de São Paulo para a formação de atletas de alto rendimento, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

A Orcampi, de Campinas (SP), foi a vice-campeã na classificação geral, com 159 pontos. Mas a equipe foi a campeã no masculino, com 65 pontos, e segunda colocada no feminino, com 94 pontos.

IPEC-PR, com 136 pontos, ficou em terceiro no geral e no feminino (91 pontos). A APCEF-MG, com 122 pontos, foi quarta colocada no geral e terceira no masculino (61 pontos). O CASO-DF, com 107 pontos, ficou em quinto na pontuação final.

"Esta competição para nós foi de longe uma das que mais tivemos erros, principalmente com os revezamentos. Mas tivemos força para sair de uma situação muito desconfortável - todos atletas, treinadores, oficiais - para virar a página, olhar para a frente e vencer o Brasileiro. A equipe é, sem dúvida, muito boa e tiramos muitos aprendizados vendo os dois lados, positivo e negativo", disse Victor Fernandes, supervisor de atletismo do Centro Olímpico, que competiu com 38 atletas e comemorou o tricampeonato sub-20.

"Foi muito bom, superou as expectativas. Nós tivemos uma grande quantidade, 700 atletas e mais de 100 equipes, mas o melhor foi a qualidade suplantar a quantidade. O volume poderia não representar muita coisa, mas os resultados superaram nossas expectativas com muitos índices para o Mundial Sub-20, o que demonstra também que o planejamento dos treinadores está acertado. O clima ajudou bastante e a organização do primeiro grande Brasileiro da temporada também. Foi um campeonato perfeito", avaliou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

Na imagem, atletas competindo no Campeonato Brasileiro Sub-20 Loterias Caixa de Atletismo.

Números - O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo reuniu, em três dias de competições, 700 atletas de 125 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal.

Além do público que compareceu ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, as 28 horas de transmissão tiveram 35 mil visualizações, recorde em exibições ao vivo no canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A New On, parceira da CBAt na área de saúde, fez 450 atendimentos de fisioterapia e recuperação de atletas nos três dias de competições, em estande montado no Centro Olímpico com equipamentos e profissionais especializados, dentre eles médicos e fisioterapeutas, além de prover ambulâncias e paramédicos no local de competição.

Um total de 4.000 copos de água foram encaminhados para a reciclagem. Foram arrecadados 22 quilos de alimentos que serão doados para o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), localizado a Rua Mari José, 186, na Bela Vista, São Paulo.

Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

 

Segue abaixo os resultados do Centro Olímpico:

Brasileiro Sub-20
- 12 medalhas conquistadas: 6 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze
- Campeão geral por equipes, com 177,5 pontos
- Campeão por equipes no feminino, com 115 pontos
- Vice-campeão por equipes no masculino, com 62,5 pontos

Destaques Individuais:

Vanessa Sena dos Santos
- Ouro no salto em distância
- Ouro nos 200m
- Melhor marca do mundo em 2022 no salto em distância na categoria sub-18, e terceira melhor marca do mundo na categoria sub-20 (6,35m). A marca também foi recorde brasileiro na categoria.
- Eleita a melhor atleta feminina no Campeonato Brasileiro Sub-20

Aylana Ferreira Cezar
- Ouro nos 3.000m
- Ouro nos 3.000m com obstáculos

Aurélio Miguel de Souza Leite
- Ouro no salto com vara

Giovana Corradi
- Prata no heptatlo

Julia Santos Calabretti
- Prata no salto com vara

Leticia Quingostas de Oliveira
- Bronze nos 400m com barreiras

Renan Firakawa Akamine
- Bronze no salto em distância

Revezamentos
- Ouro no 4x400m masculino
- Prata no 4x400m feminino
- Prata nos 4x400m misto