Judocas do CE Mooca conquistam medalhas no Grand Prix de Antalya, na Turquia

O time Brasil faturou oito medalhas no primeiro torneio internacional do ano

Na imagem, atletas de Judô treinando no CE Mooca

A Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico disputou na ultima semana o Grand Prix de Antalya, na Turquia. A competição aconteceu entre os dias 23 e 24 de Abril e marcou a estreia da Seleção em competições internacionais em 2022.

Além disso, o torneio é o inicio do novo clico dos atletas para competir na paraolimpíada de Paris 2024. Entre os medalhistas, alguns atletas fazem parte da equipe que realiza seus treinamentos no CE Mooca, que possui um espaço para os atletas em parceria com a Confederação Brasileira de Judô.

Competindo na categoria J2 até 60kg, Thiego Marques ganhou a medalha de bronze e comentou sobre o que achou do seu desempenho no torneio.

“Então, essa foi nossa primeira competição visando os jogos de Paris 2024, é lógico que todo dia a gente treina para subir sempre no lugar mais alto do pódio, mas, infelizmente dessa vez fiquei com a medalha de bronze com um gostinho de quero mais. Ainda sim, a competição foi muito boa, podemos conhecer nossos adversários e se adaptar com a nova divisão de categoria”, disse.

Na imagem, os judocas Harlley Damião e Thiego Marques.

A nova divisão no judô paraolímpico foi implementada em Dezembro de 2021. Anteriormente, judocas das três classificações oftalmológicas – B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem) – lutavam entre si dentro de cada peso. A partir de agora, quem for cego total (B1) só lutará contra cego total em uma nova categoria que se chamará J1. Quem era B2 e B3 lutará apenas contra oponentes dessas mesmas classificações em outra categoria chamada J2.

Além de Thiego, Harlley Damião também subiu ao pódio na categoria J1 até 73kg.

Eu estou lutando em uma categoria nova, como não existe mais até 81kg eu tive que fazer um trabalho para competir para descer para 73kg, o qual participei do campeonato Brasileiro e fui campeão. Nossa preparação física e técnica foi muito boa com os professores do Centro Esportivo aqui da Mooca, eu treino aqui desde 2004 e estou aqui até hoje”, pontuou.

Na imagem, a judoca Alana Maldonado

Por fim, o time feminino brasileiro também teve ótimos resultados, Alana Maldonado e Rebeca de Souza também fazem parte da equipe que treinam no CE Mooca. Ambas as atletas subiram no lugar mais alto do pódio.

Alana destaca que o resultado do time Brasil nesse momento é muito importante por ser um inicio de um novo clico paraolímpico.

“Estamos no inicio de um novo clico, conhecendo novos adversários e disputando em novas categorias. O Brasil teve um ótimo desempenho trazendo seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, e eu acho que foi um grande inicio. No final do mês estaremos indo para uma nova competição, no Cazaquistão. Em Julho teremos uma Copa do Mundo aqui no Brasil e todas essas competições são importantes”, Comentou Alana.

A Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico terá mais uma competição importante para a modalidade no próximo mês, será mais um Grand Prix, dessa vez no Cazaquistão.

Vale destacar que, todos os atletas mencionados que ganharam medalhas treinam no CE Mooca e existe a possibilidade da população também praticar a modalidade.

Segunda e quarta 18h30 – de 5 a 7 anos

Terça e Quinta 18h30 – de 8 a 12 anos.

Terça e quinta 19h30 – Acima de 18 anos

Treino aberto para todas as idades aos sábados, às 15h.

O Centro Esportivo Mooca está localizado Rua Taquari, 635, Mooca, na zona leste da cidade de São Paulo.


Texto e Foto:
Leonardo Lopes llsilva@prefeitura.sp.gov.br