Caminhadas intensas melhoram saúde, segundo estudo britânico

Pesquisa aponta benefícios promovidos pelo ritmo intenso com que se caminha

 

Na imagem, estão dois munícipes fazendo caminhada no Parque das Bicicletas

 

Sendo uma das atividades físicas mais comuns nas cidades, a caminhada conta com diversos benefícios, melhorando a saúde física, mental e social. Em abril deste ano, um estudo publicado no portal “nature.com” mostrou que a prática da caminhada traz melhorias a saúde, e feita em maior intensidade, frequência e velocidade, as vantagens aumentam.

Logo, a pesquisa apontou que a melhor aptidão física diminui o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade por todas as causas. O endócrino Guilherme Renke, diz que segundo dados estatísticos, 10 minutos de caminhada intensiva por dia aumentam a expetativa de vida.

O médico ainda detalha que o “ritmo da caminhada como marcador e potencial promotor de saúde ocorre por uma funcional complexa influenciada de muitos fatores, tais como: controle morto, saúde musculoesquelética, aptidão cardiorrespiratória, cognição, motivação, capacidade pulmonar e saúde mental”.

Outras pesquisas associam os níveis altos de atividade física e aptidão cardiorrespiratória com maior comprimento dos telômeros leucocitários. De maneira simples, os telômeros são complexos que protegem as extremidades dos cromossomos no DNA da degradação, mais conhecidos como instabilidade genômica.

O comprimento dos telômeros funciona como um marcador de idade biológica do organismo. A redução desse componente está ligada ao risco de doenças arteriais, câncer e outras relacionadas a idade.

Porém, os telômeros do DNA diminuem a cada ciclo celular, afetando a maioria das células à medida que as pessoas envelhecem. Dessa forma, a hipótese levantada de que os níveis mais altos da prática de exercícios e aptidão cardiorrespiratória podem atuar para reduzir os marcadores de envelhecimento está cada vez mais estabelecida.

De fato, o ritmo da caminhada pode trazer diversos benefícios para a saúde. Mas, é recomendado que outras atividades intensas sejam feitas como corridas, ciclismo, natação e musculação.

Texto: Cristian Moraes – cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Ana Flávia Lealafdmleal@prefeitura.sp.gov.br