Dia do Desafio movimenta Centros Esportivos

Atividades foram realizadas nos 46 equipamentos da SEME

 Na imagem, pessoas fazendo atividades fisicas

Com o tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), participou da 28º edição do Dia do Desafio.

Durante o dia, foram promovidas aos munícipes atividades recreativas e de lazer, como zumba, ginastica, corrida, alongamento, vôlei, futebol entre outras, com o objetivo de fomentar a conscientização e a importância da prática regular de exercícios físicos.

Cerca de 4.500 pessoas entre profissionais e participantes de todas as idades se envolveram nesta edição, que ocorreu de maneira presencial após dois anos de pandemia do coronavírus.

Na imagem, pessoas fazendo atividades fisicas

Para Diva Finholdt, de 80 anos, moradora da zona sul de São Paulo a atividade física lhe proporcionou um melhor condicionamento de saúde.

"Tenho labirintite, entre outras doenças causadas pela a idade (risos), e foi através de atividades desse tipo que tive força para conviver com elas, hoje sou uma outra pessoa. Eventos como esse é de extrema importância, fazia anos que não dançava assim, está tudo maravilhoso", declarou.

Durante a pandemia, Odécio Paulo Ferreira, de 73 anos, não saia para a rua e fazia caminhada dentro de casa.

“O meu quintal tem 60m², andava de um lado para o outro durante um hora todos os dias. Venho no centro esportivo fazer atividades, melhorou muito minha saúde física e mental, as dores no corpo sumiram. Me diverti muito hoje, foi excelente”, disse.

Os atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela a SEME, participaram da ação, ao todo 483 atletas de diversas modalidades destacaram os benefícios da pratica regular de esportes.

Na imagem, pessoas fazendo atividades fisicas

Renata de Godoy, representante da SEME, destacou o papel da Secretaria na importância e promoção do Dia do Desafio na cidade de São Paulo.

“Ficamos dois anos, sem poder ter aula coletiva. O Dia do desafio é maravilhoso, porque nós conseguimos tocar as pessoas de uma forma diferente, passando uma visão de que atividade física não precisa ser sofrida e sim prazerosa. Nos nossos 46 centros esportivos temos atividades físicas frequentes, quanto mais incentivarmos a prática de atividades físicas, a saúde da população irá melhorar, diminuído o sedentarismo e a obesidade”, afirmou.

O Dia do Desafio é um evento mundial, que ocorre anualmente, desde 1980 e sempre na última quarta-feira do mês de março. No Brasil a campanha de incentivo a atividade física, virou Lei em 2018.



Texto:
Deusarina Santana - dasantana@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Deusarina Santana e Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br