Judocas paraolímpicos do CE Mooca disputarão nova etapa do Grand Prix

Competição é realizada no Cazaquistão

Na imagem, os judocas do CE Mooca.

Após o título no Grand Prix na Turquia, a Seleção Brasileira de Judô volta ao tatame nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), para mais uma etapa, desta vez, no Cazaquistão.

Os atletas que treinam no Centro Esportivo Mooca, equipamento da Prefeitura de São Paulo administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também fazem parte do time brasileiro.

Desde o inicio do ano, a modalidade está com novas regras, é a nova divisão no judô paraolímpico que foi implementada em Dezembro de 2021. Anteriormente, judocas das três classificações oftalmológicas – B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem) – lutavam entre si dentro de cada peso. A partir de agora, quem for cego total (B1) só lutará contra cego total em uma nova categoria que se chamará J1. Quem era B2 e B3 lutará apenas contra oponentes dessas mesmas classificações em outra categoria chamada J2.

Os judocas Giulia dos Santos Pereira e Elielon Lira de Oliveira, que treinam no CE da Mooca, participam pela primeira vez na nova configuração.

Na imagem, os judocas do CE Mooca.

“Já disputei algumas competições internacionais, mas com este novo formato, com as novas regras é a primeira competição”, disse Giulia dos Santos Pereira, que joga a categoria J2 até 42kg.

Elielon Lira de Oliveira disputará pela primeira vez uma competição internacional. O judoca comenta que morava em Manaus, e veio para São Paulo há um ano e três meses para competir nos torneios da modalidade. “Foi a primeira competição internacional que fui convocado, treino durante a tarde e à noite”, comenta o atleta que joga na categoria J1 até 60kg.

Os judocas afirmam que estão preparados. “Estarei dando o meu melhor, a equipe está muito bem, foi excelente na competição da Turquia, então estamos preparados para ir para o Cazaquistão”, conta Giulia.

“As expectativas são as melhores, a cada dia me sinto mais preparado, cada dia a gente evolui, treinando com uma excelente equipe, também temos um excelente técnico”, complementa Elielton.

Além dos atletas, o treinador do Centro Esportivo da Mooca, Jaime Bragança, que é também técnico da Confederação Brasileira de Judô, comenta sobre suas expectativas para os judocas. “Eles foram muito bem nesta primeira etapa na Turquia, então o grupo inteiro está se preparando muito bem, estamos crescendo e o objetivo é chegar em novembro na melhor forma para o Campeonato Mundial”.

Vale destacar que existe a possibilidade da população também praticar a modalidade no CE Mooca

Segunda e quarta 18h30 – de 5 a 7 anos

Terça e Quinta 18h30 – de 8 a 12 anos.

Terça e quinta 19h30 – Acima de 18 anos

Treino aberto para todas as idades aos sábados, às 15h.

O Centro Esportivo Mooca está localizado Rua Taquari, 635, Mooca, na zona leste da cidade de São Paulo.

 

Texto: Lucas Moreira - lucasmoreira@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br