COTP homenageia atletas que fizeram história no esporte nacional

Homenagem fez parte das comemorações dos 53 anos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e também para marcar o Dia Olímpico

 Na imagem, os atletas, servidores, o secretario de esportes, diretor do Centro Olímpico.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) homenageou nesta quinta-feira (23), dia em que se comemora em todo o mundo o Dia Olímpico, os ex-atletas Fofão (vôlei), Jadel Gregório (atletismo) e Douglas Vieira (judô), que se destacaram ao longo da carreira com grandes conquistas para o esporte brasileiro.

Receberam homenagem surpresa o medalhista olímpico de natação, Ricardo Prado, e Cristina Maria Heitzman, professora da Associação Paradesporto de São Paulo que desenvolve um trabalho com crianças com síndrome de down no espaço do COTP.

A cerimônia no COTP, centro de formação de atletas de alto rendimento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) foi marcada pela emoção. Fofão, multicampeã no vôlei, e Ricardo Prado, nadador que fez história ao representar o Brasil em competições internacional, foram atletas formados pelo Centro Olímpico.

Ricardo Prado lembrou da época em que começou a treinar no Centro Olímpico, no final dos anos 1970. “Tenho grandes memórias do COTP, foi aqui que tudo começou na minha vida como atleta. Quero dizer que hoje o Brasil atravessa um bom momento no esporte olímpico, temos muitas oportunidades, então depende muito de nós, do nosso esforço, nossa dedicação”.

Com passagem pelo Centro Olímpico na adolescência, a levantadora Fofão é até hoje a jogadora mais vitoriosa no vôlei brasileiro. Foram participações consecutivas em 5 Olimpíadas, sendo medalha de ouro em Pequim (2008); bronze, em Sidney (2000); bronze, em Atlanta (1996). Ao todo, foram mais de 20 conquistas pela seleção brasileira. “Fico muito emotiva toda vez que venho ao Centro Olímpico, foi numa quadra ao lado que tudo começou, quando eu tinha 8 anos, foi aqui que me transformei como pessoa e como atleta. Aqui no Centro Olímpico que aprendi valores que levo pra vida inteira, comecei a sonhar aqui tudo o que conquistei.

Jadel Gregório tem conquistas históricas no atletismo. Em 2007, quebrou o recorde de mais de 30 anos de João do Pulo no salto triplo, com a marca de 17,90 metros. Foi medalhista em Campeonatos Mundiais e Pan-Americanos.

Douglas Viera foi o primeiro judoca brasileiro a disputar uma final olímpica, ficando com a medalha de prata na categoria meio-pesado, nos Jogos de Los Angeles, em 1984.

Na imagem, atletas do Centro Olímpico de treinamento e Pesquisa (COTP).

Em seu discurso o diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Mário Maeda, exaltou a importância do papel dos familiares e dos professores do COTP na formação dos atletas e na sua gestão: “Eu vejo essas crianças e jovens como meus filhos. Eu sonho junto com eles. Sonho que um dia eles possam ser esses atletas olímpicos que estão, aqui hoje no palco...É tão difícil, chegar aonde eles chegaram. Só nós sabemos, e vocês estão sentindo hoje como é preciso fazer sacrifícios para conquistarmos algo que valha a pena...E parabéns a todos que fazem o esporte acontecer”.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, destacou o papel do Centro Olímpico na cidade de São Paulo e dos professores do COTPEsses são os verdadeiros heróis, sem os professores não somos nada...Com muito suor e como muito esforço, vamos fazer da cidade de São Paulo, a locomotiva brasileira para que possamos ter os melhores representantes na olimpíadas e campeonatos mundiais”.

O evento contou com a apresentação de Break, modalidade esportiva que estará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, personalidades do mundo esportivo, servidores da SEME e do COTP, além de familiares e centenas de atletas em formação das 11 modalidades do Centro Olímpico.


Texto:
Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Gustavo Ardanuy - gustavoardanuy@prefeitura.sp.gov.br