São Paulo sedia primeira fase do Grand Slam de Xadrez

Parque do Ibirapuera recebe os maiores enxadristas do mundo

Texto: Giovanni Pavan
gpavan@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

O 4º Grand Slam de Xadrez terá a realização conjunta entre as cidades de São Paulo e Bilbao (Espanha). Os prefeitos Gilberto Kassab e Iñaki Azkuna firmaram a parceria por meio de teleconferência, em meados de agosto. A abertura da primeira parte do torneio, no Brasil, teve início nesse domingo (25) no Parque do Ibirapuera, a partir das 11h.

A primeira fase do torneio será disputada entre hoje, 26 de setembro, e o dia 1º de outubro, na capital paulista. Enquanto a fase final da competição acontece entre os dias 5 e 11 de outubro, em Bilbao. O atual campeão do mundo, o indiano Iswanathan Anand, e o número 1 do ranking, o norueguês Magnus Carlsen, estarão entre os enxadristas que disputarão a etapa no Parque do Ibirapuera.

“O torneio famoso é reconhecido por todos como o mais importante no campo do xadrez”, afirmou Kassab. Segundo Davy D´Israel, que integra a associação Xeque&Mate, representante oficial do Grand Slam no Brasil, foi graças ao sucesso da edição 2010 compartilhada com Xangai, que houve uma abertura para novas parcerias. “Dado o sucesso do evento lá, eles viram a oportunidade de compartilhar com outras cidades no mundo”. Além do prefeito e o representante oficial do torneio, outras autoridades marcaram presença, como o secretário de esportes, Bebetto Haddad e um dos maiores enxadristas brasileiro da história, Rafael Leitão.

Além da competição, várias atividades paralelas e relacionadas ao xadrez, como oficinas a iniciantes, acontecerão durante o torneio. O objetivo é alavancar a modalidade em São Paulo e no Brasil.