Última etapa em São Mateus encerra com brilhantismo o Circuito de Corridas de Rua

Texto: Ricardo Monzillo
rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br


No último domingo (25) aconteceu em São Mateus, zona leste a última etapa do Circuito de Corridas de Rua da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.

Cerca de dois mil corredores participaram do evento que contou com a participação do secretário de esportes Bebetto Haddad, do Subprefeito de São Mateus José Guerra Junior e demais autoridades da região.

Além do apoio logístico a centenas de provas que acontecem anualmente no município, a Secretaria de Esportes informa que no próximo ano serão acrescidas mais seis etapas totalizando 31 correspondentes a cada região das subprefeituras.

Um dos principais objetivos do Circuito de Corridas de Rua é oferecer provas de pedestrianismo com estrutura profissional, gratuitamente, em regiões da capital que até então não estavam no roteiro tradicional dos grandes eventos de corrida.

Márcio Ronco, Coordenador de corridas da SEME afirma que mais de 50 mil corredores participaram do circuito ao longo de 2011. Em 2012 continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais com as novas etapas”, concluiu Ronco.

Um dos trabalhos realizados em todas as provas foi o Projeto Vida Corrida que fica no Parque Santo Dias, na zona sul da capital. Com mais de 12 anos de existência, o projeto social nasceu de um anseio da comunidade de praticar atividade física e conscientizar as pessoas da importância do esporte junto à comunidade e preservar o meio ambiente.

Um dos objeitvos do projeto é ver as mulhres recuperando sua autoestima e transformando suas vidas afirma Neide Santos idealizadora do projeto que nasceu em 25 de janeiro de 1999. Outra preocupação é cuidar do meio ambiente e reciclar o lixo das provas como por exemplo os copinhos água que são distrbuídos em todas as provas junto com o kit dos atletas que contém fruta, barra de cereal, suco além da camiseta e da medalha.

Feliz estava o comerciante Roberto De Hero, 54, morador de M`Boi Mirim, zona sul que operou recentemente de uma diverticulite aguda e se recuperou através da corrida e caminhada. “Corro há três anos e não vou parar mais. O medido me disse que estou bem, a recuperação foi fantástica, largo tudo pela corrida. Vou para Nova York correr a maratona no dia 06 de novembro, hoje meu hobby é correr”, finalizou De Hero.

Em São Mateus, o vencedor foi Ivanildo Dias Souza, que trabalha com coletor de lixo e venceu as três últimas etapas. Comecei a correr em 2005 e não parei mais, ganhei quatro vez o Circuito Adidas. A corrida mudou minha vida, você não vai para o mundo das. Vou continuar com tudo no ano que vem” disse Souza.

Acompanhe os cinco primeiros colocados:

Masculino
1- Ivanildo Dias de Souza
2- Nelson Korb
3- Marcos Francisco da Silva
4- Claudinei Souza Cirqueira
5- Anotnio José da Costa

Feminino
1- Eva Rocha Duarte
2- Edinalva da Silva Nunes
3- Maria Zildenir de Menezes
4- Erika Lucilene Silva dos Santos
5- Cristina Toloto