Brasil vai disputar Copa América Feminina com sete convocadas que passaram pelo Centro Olímpico

As atletas iniciaram as suas carreiras no COTP e hoje fazem sucesso em clubes no Brasil e espalhados pelo mundo

Na arte, jogadores de futebol convocadas para a Copa América que passaram pelo Centro Olímpico. Abaixo está o brasão do COTP.

A Copa América Feminina está prestes a começar, o torneio que reúne as melhores seleções da América do Sul será realizado entre os dias 8 a 30 de Julho, na Colômbia. O Brasil é o atual campeão e o maior vencedor da competição com sete títulos conquistados.

Além de garantir vaga para a Copa do Mundo da categoria que vai acontecer no próximo ano na Austrália e Nova Zelândia, a Copa América também garante uma vaga para os Jogos Pan-Americanos, que também será disputado em 2023.

O Brasil busca manter a sua hegemonia na competição e para isso a comissão técnica liderada pela treinadora Pia Sundhage, convocou um grupo de jogadoras mesclando entre jovens e mais experientes. Dentre as convocadas, sete atletas já passaram pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

Ary Borges, Gabi Nunes, Debinha, Letícia, Lorena, Tamires e Luana defenderam as cores do COTP em algum momento de suas carreiras e hoje demonstram muito talento na Seleção Brasileira e em diversos clubes do Brasil e do mundo.

Ary Borges: Natural de São Luís, no Maranhão, a atacante de 28 anos se mudou para São Paulo aos dez anos de idade, e partir daí iniciou sua trajetória no futebol. Primeiramente, Ary passou pelas categorias de base do Santos e pouco depois chegou ao Centro Olímpico. No COTP, a atleta permaneceu até 2017, quando ingressou no elenco profissional do Sport Recife, depois passou por São Paulo e hoje é uma das principais jogadoras do Palmeiras.

Debinha: Débora Cristiane, mais conhecida como Debinha tem 30 anos, e desde 2017 joga no Estados Unidos, vestindo a camisa do North Carolina Courage. A atleta nasceu em Minas Gerais e passou por poucas equipes do futebol brasileiro e após defender Saad Esporte Clube, Portuguesa e Foz Cataratas Futebol Clube, Debinha chegou ao COTP em 2011 e permaneceu até 2015. Pouco depois, iniciou a sua caminhada no futebol estrangeiro.

Letícia: A goleira da Seleção Brasileira e do Corinthians tem 27 anos, passou pelo COTP ainda quando existia a equipe profissional no ano de 2014. Depois, Letícia acumulou passagens por São José, Benfica e Corinthians. Ela conquistou diversos títulos importantes ao longo de sua carreira como a Libertadores da América, Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro.

Lorena: Goleira titular da Seleção no comando da treinadora Pia, ela tem 25 anos de idade e atualmente joga no Grêmio. A atleta iniciou sua carreira profissional no Bangu, do Rio de Janeiro e logo depois foi para o Centro Olímpico, onde ficou de 2012 a 2016. Antes de chagar ao Grêmio, Lorena ainda jogou no Sport Recife.

Tamires: A lateral-esquerda é uma das jogadoras mais experientes dentre as convocadas com 34 anos. Atualmente ela também joga no Corinthians, onde chegou em 2019 e também conquistou títulos importantes como a Libertadores, Paulista e Campeonato Brasileiro. Tamires defendeu o Centro Olimpico entre 2013 a 2015.

Luana: Luana Bertolucci, de 29 anos foi anunciada como novo reforço do Corinthians para essa temporada, após passar três anos no Paris-Saint Germain. Ela Jogou no COTP entre 2011 a 2014, e depois começou a passar por alguns clubes da Europa.

Gabi Nunes: A artilheira Gabi Nunes tem 25 anos e iniciou sua carreira como profissional no Centro Olímpico, em 2014 e ficou até 2015. Defendendo o COTP, a atacante marcou 17 gols em 23 jogos disputados. Logo após, ela se transferiu para o Corinthians e ficou até 2021. Pelo time da capital, Gabi também participou das campanhas vitoriosas do time na Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Paulista. Recentemente, Gabi Nunes visitou as dependências do Centro Olímpico e falou sobre importância do clube em sua carreira.“Foi um momento bem importante para mim como atleta. Eu também tive a chance de jogar pela primeira vez pela seleção ainda jogando aqui, então eu sou muito grata ao Centro Olímpico por tudo que eles fizeram comigo".

Sobre Centro Olímpico

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é um equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), voltado ao esporte de alto rendimento. Esta característica o diferencia dos demais equipamentos da SEME, onde se pratica o esporte de participação sem a preocupação com o treinamento específico, em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas. Na prática, (isso) se traduz no funcionamento nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 18 anos participando das principais competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais (de) em suas faixas etárias, sem nenhum custo para atletas ou seus pais.


Texto:
Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Ana Flávia Leal - afdmleal@prefeitura.sp.gov.br