Abertura da II Olimpíadas da COHAB acontece na Rosas de Ouro

O esporte e a cidadania dentro das COHABs

Texto: Ricardo Monzillo
rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br


Em clima de festa e descontração foi realizado na Escola de Samba Rosas de Ouro, zona norte da cidade, a II Olimpíadas da COHAB em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo e IDDEHA – Instituto de Defesa dos Direitos Humanos.

Oito núcleos da COHAB, situados na Zona Leste, Zona Sul e Noroeste da capital de São Paulo, participam do projeto que pretendem reunir mais de duas mil crianças e adolescentes até o fim de novembro, através da etapa regional.

Um dos principais objetivos do evento é impulsionar o esporte como política pública e agente transformador, capaz de reconstruir valores como responsabilidade, respeito ao próximo, disciplina, tolerância, integração e coletividade.

A competição esportiva foi elaborada em duas categorias de disputa: de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. As modalidades são atletismo (corrida e salto em distância), futsal, handebol e vôlei, todas disputadas com regras e espaços adaptados.

Em um primeiro momento, cada núcleo terá autonomia para organizar a prática esportiva e selecionar seus representantes para a sequência do projeto. Em um primeiro momento, cada núcleo terá autonomia para organizar a prática esportiva e selecionar seus representantes para a sequência do projeto. O encontro desses núcleos se dará, inicialmente, através da etapa regional, prevista para acontecer no começo de novembro.

Na oportunidade estiveram presentes o secretário de esportes Bebetto Hadad que desejou uma boa competição aos participantes, Paulo Pedron, Presidente do IDDEHA destacou a importância das Cohabs no contexto social e demais autoridades da região. A jogadora de vôlei Fofão (ex-seleção brasileira) que também prestigiou o evento ressaltou o esporte nas comunidades carentes, “temos que contribuir para dar exemplo aos jovens que querem ser grandes cidadãos do futuro”, finalizou a atleta

Na abertura das Olimpíadas, as crianças puderam brincar de pula pula, piscina de bolinhas, touro mecânico e se divertiram com as apresentações de palhaços e malabaristas. Empolgado em participar pela segunda vez da competição, Rafael Lucas da Costa, 9 anos, morador da Cohab Cidade Tiradentes disse que vai jogar futsal, “minha família apóia a iniciativa e eu adoro participar”, concluiu o garoto.

No encerramento do evento o cantor e vereador Netinho de Paula comandou um show de pagode para o público.