Centro Esportivo Santa Catarina oferece aulas de balé

Em agosto serão realizadas atividades para a faixa etária de 20 a 70 anos

Na imagem, dançarinos do Centro Esportivo Vila Santa Catarina.

O Balneário Jalisco foi criado em julho de 1970, também conhecido como Centro Esportivo Vila Santa Catarina. O CE oferece diversas práticas esportivas, tudo de forma gratuita, entre elas: yoga, alongamento, karatê, capoeira, violão, ginástica para a 3º idade, ginástica geral, pilates, natação, hidroginástica, esportes de quadra, flash back (dança), fit dance, dança de salão e bale.

E com isso vamos falar um pouco de como surgiu o balé no Centro Esportivo. O ballet surgiu na Itália no século 16, o termo italiano balletto, que significa “dancinha bailinho” deu origem a palavra francesa balé. A dança surgiu durante o período renascentista e era apresentado em festas aristocráticas para entretenimento da nobreza.

A professora, Maria Aparecida Rampazzo, 67, formada em letras, da aula de balé desde os 28 anos e começou a trabalhar no Centro Esportivo Jalisco em 2004 e assim acabou se envolvendo com as meninas, muitas dessas crianças não tinham condição financeira para treinar, a professora diz que “tem alunos comigo que começou os 12 anos e hoje já se formou em educação física, todas as meninas são muito dedicadas.”

Na imagem, professora e alunos de ballet do Centro Esportivo Santa Catarina.

Em conversa com a professora ela disse que esse ano abriu uma turma só para os adultos treinarem balé todas as terças-feiras e quintas das 17h às 18h e, as aulas só voltam em agosto, à faixa etária 20 anos até 70 anos. A professora disse que “a dedicação deles, a vontade de aprender é muito grande, muito diferente dar aula para adultos do que para as crianças, é surpreendente, gosto muito de dar aula para eles.”

Ana Luiza Vilela Silva, 23, formada em direito, contou como surgiu a paixão pelo balé. “A minha história com bale surgiu quando era criança, quando eu tinha 8 anos, eu fazia outras atividades pois era uma criança muito ativa, fazia tênis, ginástica olímpica, natação." A bailarina teve que parar o balé por causa do seu joelho: “Foi um mundo novo na verdade, porque acho que quando somos crianças é tudo muito lúdico, você faz mais como se fosse uma brincadeira e algo para se divertir, então voltar exigiu mais disciplina e consciência de que eu iria trabalhar tudo do zero, porque eu não lembrava muito das aulas."

Depois de mudar do Itaim Bibi/Vila Olímpia para o Jabaquara junto com a família, no mesmo prédio, conheceu uma amiga que já treinava com a professora Marly e foi ai que a Ana Luiza voltou ao bale e hoje está 10 anos treinando.

“O bale ele não é uma simples atividade, ajuda na saúde física, coordenação motora, concentração, postura, formação da coluna, desenvolvimento muscular, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, resistência, socialização com criança. Tenho muito orgulho, pois podermos e conseguimos oferecer essa arte em nosso clube e principalmente para quem não tem condições de pagar”, afirmou Everson Luís de Almeida, diretor do Centro Esportivo.


Serviço:

Endereço: R. Rodes, 112- Vila Santa Catarina, São Paulo
Horário de funcionamento: 7h às 22h (Segunda a sexta-feira)
Finais de semana / Feriados: 8h às 18h
Telefone: 5031-6097


Texto:
Thainara Macedo - thainaramjesus@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME - Marly Aparecida