Zona leste recebeu a abertura da Taça das Favelas

No último sábado (30), o campo do Centro Esportivo Vila Manchester foi palco da abertura desta edição da Taça das Favelas

Na imagem, estão os jogadores da primeira partida da Taça das Favelas 2022

Neste último final de semana foi dada a largada do maior campeonato de futebol entre favelas. Ao todo, 16 times entraram em campo e deram o melhor de si, com o objetivo de avançar para as próximas fases.

Foram oito partidas no sábado e oito no domingo, sendo que a fórmula de disputa dos jogos será; dois tempos de 30 minutos e em caso de empate, a decisão da classificação vai para os pênaltis, já que o formato de todas as partidas será eliminatório, ou seja, o time que for derrotado será eliminado.

Neste início, apenas os times masculinos entraram em cena, a estréia das equipes femininas será no dia 20 de agosto. No total são 128 seleções de favelas, sendo 32 femininas e 96 masculinas, A seleção feminina não tem data limite, e no masculino, jovens de 14 a 17 anos.

Tanto na categoria masculina como feminina, a grande final acontecerá no dia 8 de outubro, e ainda não tem o local definido.

A grande novidade desta edição é o Favelão 2022, que vai ser disputado nos meses de outubro e novembro.

A Taça das Favelas fez um grande sucesso na edição de 2019, esse foi o primeiro ano do Campeonato em São Paulo. Logo após, teve a pandemia do covid-19, interrompendo o torneio e fazendo-o retornar neste ano.

Houve um lançamento, para inaugurar a edição de 2022, na quinta-feira (14/07), no Museu do Futebol no Pacaembu, reunindo autoridades. O ex jogador de futebol Cafu, também esteve presente na abertura da Taça das Favelas 2022.

O torneio Taças das Favelas é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), conta com a produção da InFavela, empresa do grupo Favela Holding, e do apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


Texto e Imagem: Lucas Moreira - lucasmoreira@prefeitura.sp.gov.br