Benin e Guiné-Bissau fazem a grande final da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022

Decisão será neste domingo no Centro Esportivo Pirituba

Na imagem, arte de divulgação da final da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022

O Centro Esportivo Pirituba vai receber neste domingo (25) a grande final da regional São Paulo da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022. As seleções de Benin e Guiné-Bissau entram em campo às 15h para decidir o título. O vencedor será o representante paulista na decisão nacional.


Realizada na capital paulista desde 2014, esta é a 7ª edição do campeonato, que até 2019 foi chamado de Copa dos Refugiados. Como o objetivo é promover a integração entre os povos, combater o racismo, a xenofobia, o preconceito e ser uma oportunidade de inclusão social, a competição neste ano passou a ser chamada de Copa dos Refugiados e Imigrantes. O evento ficou fora do calendário esportivo na cidade em 2020 e 2021 por causas da pandemia de Covid-19.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é realizada pela ONG África do Coração e temo apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), das agências das Nações Unidas (ACNUR para Refugiados e OIM para Migração), Pacto pelo Direito de Migrar e Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do CONARE.


Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, colaborar com a realização da Copa dos Refugiados e Imigrantes faz parte da missão de política pública da SEME"Desde o início da competição, em 2014, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, oferece todo o apoio ao campeonato. Já fizemos final no Pacaembu. Neste ano cedemos os campos do Centro Olímpico e do Centro Esportivo Pirituba com enorme prazer, pois acreditamos no esporte como forma de integração dos povos e inclusão social".


Em 2022, o campeonato também é disputado em Buenos Aires, na Argentina, enos Estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, com mais de 1.500 atletas em campo. Em São Paulo, a Copa dos Refugiados e Imigrantes teve a participação de equipes representando 16 países


Os campeões da Copa dos Refugiados:
2014: Haiti
2015: Nigéria
2016: República Democrática do Congo
2017: Nigéria
2018: Níger
2019: República Democrática do Congo

Serviço
Grande final da Copa dos Refugiados e Imigrantes
Local: Centro Esportivo Pirituba, Av Agenor Couto de Magalhães, 32, - Zona Norte.
Horário: 15h