Final Regional São Paulo da Copa dos Refugiados

A celebração foi realizada no Centro Esportivo Pirituba

Na imagem, os jogadores do Benin e da Guiné-Bissau disputando a bola em campo

No último domingo (25), aconteceu a grande final regiona São Paulo da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022. A seleção de Benin sagrou-se campeã vencendo Guiné-Bissau por 3x1.

Na imagem, os jogadores dos times Benin e Guiné-Bissau em campo

Em conversa com o jogador Chukwudi Hector Consider do time de Benin, ressaltou a importância da Copa: “A Copa foi ótima e estou feliz que a minha equipe venceu no Estado de São Paulo, vamos nos preparar para novembro, agradeceu ao coordenador da Copa e a todos os dirigentes e voluntários envolvidos na Copa e também a todos os meus companheiros pela disciplina e respeito pelo jogo.”

O jogador disse que tem planos para a vida,“quero me tornar um jogador de futebol profissional e integrar aos clubes profissionais brasileiros para mostrar todo o meu talento.”

Ibrahima Camara, jogador do time de Guiné disse o quanto foi importante participar da Copa dos Refugiados “Foi uma grande oportunidade para minha carreira.”

Na imagem, os atletas do time do Benin comemorando

O campeonato é realizado na capital paulista desde 2014, esta foi a 7ª edição do campeonato, que até 2019 foi chamado de Copa dos Refugiados. O evento teve o objetivo de promover a integração entre os povos, combater o racismo, a xenofobia, o preconceito e ser uma oportunidade de inclusão social. A competição neste ano passou a ser chamada de Copa dos Refugiados e Imigrantes e ficou fora do calendário esportivo na cidade em 2020 e 2021 por causas da pandemia de Covid-19.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes foi realizada pela ONG África do Coração e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), das agências das Nações Unidas (ACNUR para Refugiados e OIM para Migração), Pacto pelo Direito de Migrar e Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do CONARE.

Em 2022, o campeonato também é disputado em Buenos Aires, na Argentina no Estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, com mais de 1.500 atletas em campo. Em São Paulo, a Copa dos Refugiadose Imigrantes teve a participação de equipes representando 16 países.



Texto:
Thainara Macedo - thainaramjesus@prefeitura.sp.gov.br
Imagens: Thainara Macedo - thainaramjesus@prefeitura.sp.gov.br