COTP enfrenta São José na semifinal do Campeonato Paulista

Começa a fase final do torneio de futebol feminino

Texto e fotos: Pedro Piva


É hora de decisão. Amanhã, sábado (8), às 10h, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) enfrentará a equipe de São José, em jogo válido pelas semifinais do Campeonato Paulista Feminino de Futebol. O jogo marca a volta de Debinha, 19, que retornou de treinamentos no Rio de Janeiro com a seleção brasileira e já embarca logo após a partida para a disputa do Pan Americano, em Guadalajara. Assim sendo o grupo do COTP conta mais do que nunca com a goleadora do torneio com 24 gols, Glaucia.


Este será o terceiro confronto entre as agremiações no Paulista, até o momento uma vitória para cada lado. “O jogo vai ser difícil certamente, mas o grupo se preparou bem durante a semana e vai entrar em campo para reverter à vantagem de dois empates do São José, para no segundo jogo, fora de casa, brigar pela vaga na final”, explica Arthur Elias. Hoje as meninas realizaram um treino leve, com bola. No final, em clima de descontração, foi feito um coletivo, no qual a comissão técnica aproveitou para dar ênfase nas bolas paradas.


Apesar dos dois jogos de jejum, a atacante Glaucia Suelen Cristiano, 18 anos, é a grande esperança de bola na rede do time da casa. A centroavante é conhecida por ser uma “jogadora forte, finalizadora, boa para fazer o pivô na zaga adversária e por fazer gols, muitos gols”, segundo Taís Cristina e Luana Bertolucci, colegas de equipe. Técnico do COTP, Arthur Elias, sabe do grande sonho da atacante Glaucia e não tem dúvidas que ela chegará à seleção brasileira no tempo certo. “É importante para ela não queimar etapas, passar pela seleção sub-20 e naturalmente subir à principal. Para ela sobre talento.”

 

A paixão pelo esporte da garota começou na rua, “batendo bola com os moleques”, migrou para o Handebol, aos 12, na escola. Então se achou com a bola no pé novamente e defendeu o time de sua cidade natal, São Bernardo, e por lá ficou 4 anos. Após passagem rápida pelo Corinthians, em Fevereiro deste ano ela integrou o time do Centro Olímpico e hoje é referência. Foi no Clube Escola Vila Guarani, onde o Centro Olímpico sequer empatou na segunda fase do campeonato e computou 100% dos pontos disputados, que Glaucia conta ter feito sua melhor atuação “joguei muito bem e marquei até um gol de bicicleta, pena que a partida terminou com derrota”; 2 a 1 para o time de São José, justamente o próximo adversário