Lançamento da Copinha 2023 tem presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e jovem atacante, Endrick, como destaques

Cerimônia realizada no Pacaembu teve definição das sedes e grupos da competição que será disputada em janeiro

 Na imagem, o troféu da Copinha com luzes roxa e laranja ao fundo.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais tradicional do futebol de base do Brasil, terá sua 53ª edição disputada no ano de 2023. Dois meses antes do primeiro pontapé da competição, no dia 03 de novembro, teve o evento de lançamento no pavilhão montado no local onde fica o gramado do estádio do Pacaembu. A cerimônia contou com a presença do ex-meiocampista Ricardinho, que jogou a Copinha com o Paraná, e o ex-goleiro Fernando Prass, que disputou o torneio pelo Grêmio. Além disso, a solenidade contou com as presenças de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, que é o atual campeão da Copinha, e do atacante do mesmo clube Endrick, eleito o melhor atleta da última edição e que foi homenageado.

"Ter sido a presidente que conquistou esse título inédito para o Palmeiras, me enche de orgulho. Isso deve-se ao trabalho fantástico que o clube vem fazendo na base, com profissionais extremamente capacitados, infraestrutura de primeiro mundo. Aumentamos o investimento, temos meninos muito talentosos. Nossa ideia é mantê-los para competir nas categorias de base, mas também poder aproveitá-los no profissional. Nós entraremos fortes, buscando o bicampeonato em 2023", prometeu Leila.

Ela, em sua entrevista exclusiva para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), elogiou a Copinha: "É extremamente bem organizada, grande vitrine para nossos meninos, todos tendem a ganhar com essa competição: jogadores, clubes, os torcedores e a Federação".

Na imagem, Leira Pereira, presidente do Palmeiras, em primeiro plano, e outros participantes da Copinha sentados mais ao fundo. 

Endrick, que recebeu um troféu de destaque da edição de 2022, discursou no palco: "O essencial para tornar-se um grande jogador é ser uma pessoa humilde, não elevar a cabeça, ter os pés no chão e acreditar que tudo é possível. Estou muito feliz e quero agradecer por receber esse Prêmio de Cria da Copinha, também ganhei o Prêmio Dener, é uma honra estar aqui na presença de todos que vi jogar"

O torneio já revelou inúmeros craques para o futebol nacional, desde Falcão na década de 70, passando por Raí, e mais recentemente Neymar, Lucas Paquetá e Vinícius Jr.

Na imagem, além dos mestres de cerimônia da Copinha, Endricki, Fernando Prass e Ricardinho, em cima do palco.

Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, foi outro que esteve presente e pronunciou-se sobre a Copa São Paulo 2023: "O empenho da Federação é total, uma competição incrível para os jovens. Ano após ano, o evento de lançamento já demonstra a grandeza da Copinha. 128 clubes, 32 sedes, cada ano avança com mais audiência, com mais visibilidade, ficamos muito felizes de trabalhar nessa competição". O ex-jogador, tetracampeão mundial, falou sobre São Paulo e da SEME como parceiras do torneio: "Sendo sede de 3 grupos e com o apoio da Secretaria, a cidade é muito importante, sem dúvidas. As finais também são realizadas aqui, para valorizar ainda mais o aniversário do município (25 de janeiro). É uma competição que agrega muito valor, é já um marco no aniversário", completou Mauro.

A cidade de São Paulo será sede dos grupos 30, 31 e 32 da próxima edição da Copinha. O cabeça-de-chave do grupo 30 será o Ibrachina, novo time da cidade, e terá Santa Cruz (PE), Botafogo (PB) e Canaã (BA) como adversários. Já o grupo 31 tem o Juventus, da Mooca, recebendo jogos na Rua Javari, contra Fortaleza (CE), Remo (PA) e São Caetano (SP). Por fim, a última sede é no campo da Barra Funda, em que o Nacional mede forças contra Juventude (RS), Alecrim (RN) e XV de Piracicaba (SP).

Confira também como ficaram e onde jogarão os principais clubes de São Paulo, além do Santos que possui numerosa torcida na capital paulista:

  • Grupo 3 (Rio Preto) - Rio Preto (SP), Palmeiras, Santana (AP) e Juazeirense (BA);
  • Grupo 12 (Araraquara) - Ferroviária (SP), Corinthians, Fast Clube (AM) e Zumbi (AL);
  • Grupo 17 (Marília) - Marília (SP), São Paulo, CSP (PB) e Porto Velho (RO);
  • Grupo 26 (Santo André) - Santo André (SP), Santos, Falcon (SE) e São Raimundo (RR).


Textos e Fotos: Juvenal Dias - juvenaldias@prefeitura.sp.gov.br