Super Peneira: lista dos aprovados será divulgada no dia 12 de dezembro

Prefeito Ricardo Munes e secretário de Esportes Cacá Vianna acompanharam o início dos testes. Nomes dos atletas que passaram pelas seletivas vão estar no site da SEME

Na imagem, criança correndo sorridente na pista de atletismo.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) realizou neste sábado (26) a 2ª Super Peneira. Mais de seis mil crianças e jovens se inscreveram para as 13 modalidades oferecidas. A novidade é a inclusão de quatro novas modalidades: Futebol Masculino, Basquete Masculino, Basquete 3x3 e Vôlei de Areia.

E foi justamente o futebol masculino o motivo da presença de Giovani Ramos, de 36 anos, que trouxe o filho Victor Matheus, de 9 anos, para participar da seletiva. Ele soube da Super Peneira pelas redes sociais da Prefeitura.

“Meu filho já faz escolinha, gosta de jogar de atacante. Conversei com a mãe dele e decidimos que é importante a participação em testes. É a oportunidade que o Victor tem de aprender e ganhar experiência. Ele tem habilidade, mas como pai sou suspeito para falar. Quero que ele seja aprovado pela referência que é o Centro Olímpico na formação de atletas”.

O prefeito Ricardo Nunes compareceu ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa para fazer a abertura simbólica da Super Peneira, com um chute ao mini gol montado na pista de atletismo no estádio do COTP. Praticante de judô na adolescência, quando frequentava o Centro Olímpico Santo Amaro, o prefeito sabe da importância dos equipamentos públicos esportivos para os jovens.

Ricardo Nunes fez o que chamou de prestação de contas sobre as ações da Prefeitura no esporte em São Paulo. Além das reformas que serão realizadas no Centro Olímpico e o Bolsa Atleta, que atualmente contempla 180 jovens, o prefeito disse que atualmente 44 equipamentos estão em obras, num total de R$ 147 milhões em investimentos.

Na imagem, pais e atletas sentados esperando na arquibancada.

As constantes melhorias feitas pela Prefeitura no Centro Olímpico deram a Juliana Higa, de 33 anos, a confiança para trazer o filho Miguel, de 6 anos, para os testes da Super Peneira.

“Sempre ouvi falar do Centro Olímpico. Quando soube das seletivas achei interessante inscrever o Miguel, que vai fazer testes para o judô e a ginástica artística. Ele não para em casa, gosta muito de correr, mas também é disciplinado. O esporte vai fazer muito bom pra ele e acho que vai ajudar até nos estudos.

O secretário municipal de Esportes, Carlos Augusto Vianna, lembrou que vários atletas que passaram pelo Centro Olímpico se tornaram campeões e referência para o esporte brasileiro em várias modalidades, mas que a prioridade do COTP acima de tudo é ajudar a preparar os as crianças e jovens para o mundo.

“Nós estamos no berço dos atletas que representam o Brasil nas Olímpiadas e nos campeonatos em todo o mundo, ficamos felizes, mas aqui sempre pensamos na formação do cidadão. A gente sabe que a criança que pratica esportes se torna um adulto melhor porque vai estar mais preparada para os desafios da vida com o fortalecimento físico, emocional e a importância da disciplina para atingirmos nossos objetivos.”

O diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Mario Maeda Junior, disse que a inclusão das novas modalidades (futebol masculino, basquete masculino, basquete 3x3 e vôlei de areia) atende às demandas da população, que confia no trabalho realizado pelo COTP, principalmente na atuação de seus professores na formação de atletas.

“Dos seis mil inscritos na 2ª Super Peneira, 1.600 foram no futebol masculino. Isso mostra a qualidade do trabalho que desenvolvemos no futebol feminino. Muitas jogadoras que começaram ainda meninas no COTP estão hoje em grandes clubes e até na seleção brasileira. Nosso objetivo é melhorar sempre”.

Os aprovados em qualquer uma das modalidades serão atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e terão direito os benefícios concedidos pelo COTP: Atendimento Multidisciplinar (medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, fisiologia, assistência social); vale-transporte e kit lanche nos dias de treino. O Centro Olímpico tem atualmente cerca de mil atletas.


Texto: Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Gustavo Ardanuy - gustavoardanuy@prefeitura.sp.gov.br