Stock Car consagra Rubens Barrichello como bicampeão da categoria em Interlagos

Fim de semana de automobilismo no Circuito Internacional de São Paulo teve fim de temporada com emoção e quatro pilotos disputando o título

Na imagem, Rubens Barrichello abraçado com o troféu de campeão no pódio.

O experiente piloto Rubens Barrichello, que guiou por anos de sua carreira em equipes da Fórmula 1, foi o grande vencedor da Stock Car 2022. Com isso, tornou-se bicampeão da categoria máxima do automobilismo brasileiro no templo mais icônico, Interlagos. O resultado só foi possível de ser conquistado graças ao somatório de pontos das duas corridas realizadas no domingo (11).

Para este final de semana decisivo, quatro pilotos tinham chances matemáticas de levantar o troféu: além do próprio Rubinho, que chegou liderando o campeonato, Daniel Serra, Gabriel Casagrande e o argentino Matías Rossi eram os pleiteantes com possibilidades.

Cacá Bueno é pentacampeão da Stock Car e já viveu essa tensão da disputa do campeonato na última corrida: "Já tive em doze oportunidades de conquistar o título em Interlagos. Tem pelo menos 20 pilotos capacitados para ganhar toda temporada. Passa um pouco de nervosismo na cabeça do piloto, um pouco de ansiedade, mas se o trabalho foi bem feito durante o ano, fica natural, quando apaga a luz vermelha, acende a verde, você está praticando seu esporte e é esperar para ver o que vai acontecer". 

A engenheira da Ipiranga Racing, Rachel Loh, lamentou o fato de não ter nenhum de seus pilotos na disputa do título: "Estou aqui nessa equipe a mais de sete anos, é a segunda vez que não chegamos com possibilidades, mas são coisas que acontecem no automobilismo. Isso não nos desanima, só faz querer buscar melhores resultados, resolver os problemas para conquistar mais pódios".

Na imagem, carros da Stock Car na largada em disputa, em Interlagos.

Na primeira corrida, Felipe Baptista foi o vencedor, com Daniel Serra em segundo e Rubens Barrichello fechando o pódio. A diferença entre os dois líderes do campeonato diminuiu. Todavia um grande acidente no começo da segunda corrida, tirou Daniel Serra da disputa. Casagrande foi considerado o causador e foi desclassificado. Matías também ficou pelo caminho. Coube ao Rubinho apenas conduzir o carro da Full Time Sports para a 11ª posição e correr para os braços da equipe. A vitória ficou com Ricardo Maurício, com Nelson Piquet Jr logo atrás e Cesar Ramos em terceiro.

Na imagem, carros da Fórmula 4 na pista, disputando posição.

Além da Stock Car, Interlagos também recebeu outras categorias do automobilismo. A Fórmula 4 já conhecia seu campeão com uma corrida de antecedência, Pedro Clerot. Ainda restava a disputa pelo vicecampeonato e mostrar serviço para 2023, uma vez que é uma categoria de base de monopostos, ideal para quem sonha em alcançar a Fórmula 1. Lucas Staico garantiu o segundo posto da tabela, ao vencer a corrida 3 e derradeira. Vinícius Tessaro ficou com terceiro lugar.

Por fim, como é habitual em finais de semana assim, o autódromo foi palco para Mercedes Cup e Copa HB20.


Texto
e fotos: Juvenal Dias - juvenaldias@prefeitura.sp.gov.br