Debinha estréia na seleção e no Pan-Americano com vitória

Texto: Giovanni Pavan
gpavan@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Pedro Piva
ppiva@prefeitura.sp.gov.br


A seleção brasileira de futebol feminina estreou ontem nos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara – México, contra a seleção argentina. Apesar do nervosismo da estréia e a pressão por ser um clássico sul-americano, as meninas do Brasil conquistaram a vitória por 2 a 0, placar construído ainda no primeiro tempo.

Mesmo com a ausência de craques consagradas como Marta e Cristiane, a jovem dupla de ataque, Thaís e Daniele, marcaram os gols necessários para dar tranqüilidade e alcançar a vitória. O técnico Kleyton Lima convocou uma seleção que mescla juventude com experiência, fator que ficou evidente no primeiro jogo do Brasil nesses Jogos Pan-Americanos, já que o time oscilou bastante entre bons e maus momentos.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa esteve representado com uma jogadora experiente e uma promessa: Rosana e Debinha entraram em campo ontem pelo Brasil. Mesmo tendo negociado sua transferência para o Lyon da França no mês passado, a meia Rosana que jogou no COTP o ano de 2011, ainda tem muita influência sobre as jovens jogadoras da capital. “As meninas acabam se inspirando muito na Rosana e na própria Debinha” disse Arthur Elias, técnico do Centro Olímpico.

A estréia da atacante Debinha pela seleção principal foi um acontecimento muito comemorado no COTP. “É como se a gente estivesse em campo com ela” disse Joelma. Elias completou dizendo que esse tipo de recompensa motiva muito as atletas a continuarem treinando e se dedicando apesar das dificuldades que o futebol feminino encontra no país.

A seleção entra em campo novamente contra a Costa Rica, na quinta feira dia 20, pela fase classificatória dos Jogos Pan-Americanos.

Confira os perfis de Rosana e Debinha.

Nome: Rosana dos Santos Augusto
Idade: 29 anos
Cidade Natal: São Paulo
Início no Futebol: Pratica desde os 5 anos na rua. Profissionalmente desde os 14 anos
1º time: São Paulo F.C.
Passagens pela Seleção Brasileira Principal: Há 11 anos foi convocada pela primeira vez. Disputou três Copas do Mundo, três Olimpíadas, três Sul-Americanos e dois Panamericanos
Torneio que marcou: Olimpíadas de 2004 porque evidenciou a evolução do futebol feminino brasileiro. A partir dali o futebol do Brasil ficou reconhecido mundialmente
Gol mais importante: Na Copa do Mundo de 2011. Foi o primeiro gol no jogo de estreia contra a Austrália
Sonhos: Modalidade ser reconhecida profissionalmente e medalha de ouro olímpica

Nome: Débora Cristiane de Oliveira – “Debinha”
Idade: 19 anos
Cidade Natal: Brasópolis – MG
Início no Futebol: Pratica desde os 8 anos. Profissionalmente desde os 15 anos
1º time: SAAD
Passagens pela Seleção Brasileira Sub-20: Um Sul-Americano e um Mundial
Torneio que marcou: Universiade (pela Seleção Universitária) na China, em agosto de 2011
Gol mais importante: Contra a Nova Zelândia, no Mundial de 2010 na Alemanha. Entrou no 2º tempo e fez dois gols em 20 minutos. A partir dali ganhou reconhecimento como uma grande jogadora
Sonho no futebol: Se manter na Seleção Principal, disputar a Liga Americana e a Champions League