Secretaria de Esportes realiza SIPAT na próxima semana

Texto: Antonio Carlos de Araujo
acaraujo@prefeitura.sp.gov.br

Arte: SEME


Aproveitando o Dia do Servidor Público, que é comemorado na próxima sexta-feira (28), a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação realiza nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Durante toda a semana serão realizadas atividades envolvendo os funcionários com o objetivo de promover a conscientização da segurança no trabalho, além de fazer com que todos os profissionais possam conhecer as atividades de todos os colegas e ver se existe algum risco para as pessoas.

Entre as atividades estão agendadas palestras, treinamentos e avaliações médicas no auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

A programação é a seguinte: na segunda (24), às 9h30 abertura com o secretário de esportes; às 10 horas, atividades Lúdicas para os funcionários e às 10h30 coffee break para os participantes. Na terça (25), às 14h30, Palestra com o Dr. Mauro Ferreira – sobre a Atividade Física e a Qualidade de Vida. Na quarta (26), das 8h30 às 11h30, será feito Avaliação Física para os funcionários da SEME, com Equipe Programa Atividade e Saúde e na quinta (27), das 13h30 às 15 horas, no encerramento da SIPAT, a Dra. Alda Molina faz Palestra sobre Os Cuidados Posturais no Cotidiano.

Para o secretário de esportes, Bebetto Haddad, a CIPA e a SIPAT caminham juntas. “É muito importante termos a consciência de segurança em nossos locais de trabalho – independente da área de atuação do profissional”, finalizou Haddad.

CIPA

Considerado um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança; é uma regra básica da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Um dos principais objetivos da CIPA é desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais, bem como a melhoria das condições de trabalho. Nos órgãos públicos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatória conforme a Lei número 13.174, de 05 de setembro de 2001, a qual determina que todas as unidades das diversas Secretarias que compõem a Prefeitura do Município de São Paulo, bem como autarquias com pessoal regido pelo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, deverão organizar e manter em funcionamento uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.