Festival de Gateball agita o final de semana do Paulistano

Texto: Henrique Mota
hmota@prefeitura.sp.gov.br

No próximo domingo (23), o Clube Escola Ryiuso Ogawa, na Vila Guarani, recebe o Festival de Gateball dos Jogos da Cidade.

A previsão é que mais de 200 pessoas participem. Cada Subprefeitura poderá ser representada por uma equipe composta por até cinco integrantes, além de três reservas. Os jogadores serão divididos por idade em duas categorias, a categoria Soonen, de 16 a 69 anos e Kooneish, a partir de 70 anos.

O Gateball é um esporte que se utiliza do taco e a bola, praticado em quadras de terra batida e no gramado. O esporte é simples, basta acertar a bola com um taco e passá-la por três traves. Cada jogador ganha um ponto pela passagem da bola na trave e dois quando acerta no pino central. Estima-se que 20 milhões de pessoas praticam o esporte no mundo.

A competição começa às 8h30. O Estádio de Gateball Ryiuso Ogawa fica situado na Avenida Leonardo da Vinci, 1551, bairro da Vila Guarani.

Mais informações no site dos Jogos da Cidade: http://www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br

Origem do esporte

No Japão, o gateball foi criado em 1947, na cidade Hokkaido, por Eiji Suzuki. Logo após a Segunda Guerra Mundial, com o país abalado pela derrota, Eiji Suzuki quis proporcionar às crianças de sua cidade uma brincadeira divertida e resolveu criar essa modalidade de esporte.

Para surpresa de seu idealizador, o esporte que foi pensado para as crianças começou a ter aceitação de pessoas mais velhas. Dessa forma, na década de 80, espalhou-se por todo o Japão. Inspirado no jogo inglês, que não necessitava de muito equipamento nem de grande área, Suzuki criou o gateball, considerando-o o esporte ideal ao Japão, que possui pouca área e grande população.