Esquenta Olímpico: João do Pulo

O maior atleta de salto da história do Brasil

Na imagem, arte do ex-atleta João do Pulo, destaque do Brasil no atletismo brasileiro.

Nascido em Pindamonhangaba, no dia 28 de maio de 1954, o atleta se destacou na categoria de saltos do atletismo. Na adolescência, ingressou no exército e chegou até o cargo de sargento. Ainda jovem, conseguiu quebrar o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo com a marca de 14,75m.

Em seu primeiro Pan-americano da Cidade do México, João já ganhou a primeira medalha de ouro no salto em distância e salto triplo (8,19m). Nas Olimpíadas de Montreal, ainda conquistou a medalha de bronze, mesmo após uma cirurgia na barriga.

Nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, o atleta chegou como um dos principais nomes do atletismo. João era o recordista da prova e o mais bem preparado, porém os dois atletas da União Soviética tiveram clara vantagem dada pelos juízes. Depois de dois saltos anulados, João conseguiu apenas o Bronze com uma marca de 17, 22m.

Por outro lado, em competições mundiais, o atleta sempre conseguiu obter muito destaque. João foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977, 1979 e 1981, superando diversos adversários mais populares na época, como Jack Uudmae e Willie Banks.

Seus feitos tiveram tanto destaque, que seu recorde mundial só foi superado 10 anos depois, em 16 de junho de 1895, por Willie Banks. O recorde brasileiro e sul-americano só foi batido mais de 21 anos depois, por Jadel Gregório (17,90m). João também foi considerado o quarto maior “triplista” da história, em eleição feita pela Federação Mundial de Atletismo.


Texto:
Pedro Damiati | pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Gabrielly Santos | gabriellysantos@prefeitura.sp.gov.br