Nas vésperas das Olimpíadas de Paris, COTP retoma as atividades de cara nova

Centro Olímpico revitalizado com novas instalações e homenagem a medalhistas

Na imagem, arte com o logo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é um equipamento público da Prefeitura de São Paulo, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). O espaço é destinado para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento e conta com aproximadamente 1300 atletas.

Também possui um Centro Médico que oferece suporte especializado. A equipe multidisciplinar é composta por nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, garantindo um atendimento completo de qualidade para o desenvolvimento e recuperação.

Após cerca de um ano de obras, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) foi entregue revitalizado no dia 27 de maio. A cerimônia também contou com a inauguração do Corredor Olímpico de São Paulo, que presta homenagem a todos os medalhistas Olímpicos. O corredor possui mais de 60 metros de extensão em telas, representando as medalhas olímpicas e os atletas que as conquistaram.

Na imagem, atletas e professores de ginástica artística do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

As reformas incluíram a revitalização completa dos vestiários, a instalação de novos pisos nas quadras de vôlei, basquete e handebol, além da reforma da cobertura do ginásio. A piscina do COTP também recebeu melhorias significativas, com a instalação de uma nova caldeira e novos refletores, garantindo condições ideais para o treinamento dos atletas. Ao todo foram investidos aproximadamente 28 milhões de reais na reforma.

A cerimônia contou com a presença de inúmeros atletas que já participaram e brilharam em competições, dentre eles, Arthur Zanetti medalhista Olímpico da modalidade de ginástica, que conquistou duas medalhas olímpicas nas argolas. Uma de Ouro em Londres, em 2012 e outra de Prata no Rio de Janeiro, em 2016. Além de conquistas em jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais. O atleta elogiou o Centro: "É importante, a gente que é atleta sempre vai torcer para que tenha mais Centros Olímpicos espalhados pelo Brasil".

Também esteve presente Douglas Vieira de 63 anos, é medalhista Olímpico da modalidade de Judô e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, ele enalteceu a estrutura do COTP "Essa área que eles estão inaugurando ficou muito boa, agora é dar continuidade no processo de trazer mais atletas e desenvolver, para que possam trazer medalhas para o Brasil... Esses materiais novos mostram para os atletas que já estão aqui, o valor que eles tem. Isso para eles traz um animo".

Na imagem, atletas de basquete 3x3 do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Com a conclusão das obras, o COTP agora conta com 15 modalidades olímpicas, sendo elas: Atletismo, Basquete, Basquete 3x3, Boxe, Futebol, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Natação, Luta Olímpica, Vôlei de Praia, Vôlei, além das recentemente incluídas, Breaking e Taekwondo.

Vitor Silva de 19 anos, faz parte do time de Basquete 3x3 do Centro Olímpico e nos conta sua expectativa após a revitalização "Minha expectativa é desempenhar um treino melhor. Nada melhor que treinar em casa".

A atleta de vôlei Jhulya Carlotti de 17 anos, expressou otimismo sobre as reformas recentes: "Depois de um ano de reformas, tenho certeza que vamos crescer muito... Aqui tem uma visibilidade muito grande e é um Centro de referência em São Paulo".

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa segue como um dos principais polos de formação esportiva do país, proporcionando infraestrutura de qualidade e oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos.


Texto:
Isabella Franscischini | isafrancischini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Laura Bressan | Laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro | tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br